O óleo de linhaça, também chamado de óleo de linhaça, é derivado das sementes secas e amadurecidas da planta do linho e é usado como um suplemento nutricional para seus benefícios potenciais à saúde. Óleo de linhaça pode ser eficaz na redução do açúcar no sangue e colesterol, bem como melhorar a função renal em alguns indivíduos de acordo com o National Institutes of Health. No entanto, o excesso de óleo de linhaça pode levar a sintomas de toxicidade e efeitos colaterais. Consulte o seu médico antes de usar um suplemento contendo óleo de linhaça.
Reação alérgica
Alguns indivíduos podem experimentar uma reação alérgica ao óleo de linhaça, pois é derivado de uma planta. Uma alergia a linhaça pode causar uma reação alérgica grave e é uma emergência médica, diz um relatório da Georgia Tech. Os sintomas comuns de uma reação alérgica a linhaça incluem inchaço do rosto, garganta e pescoço, o aparecimento de urticária, coceira excessiva, dificuldade em respirar e palpitações cardíacas. Procure atendimento médico imediatamente se achar que está passando por uma alergia a linhaça.
Sintomas de toxicidade
Uma overdose de óleo de linhaça pode causar efeitos colaterais potencialmente graves, incluindo fraqueza geral, dificuldade para caminhar, convulsões e paralisia, de acordo com Drugs.com. Indivíduos com transtorno bipolar podem observar um aumento na gravidade dos sintomas associados à mania ou hipomania com uma alta ingestão de óleo de linhaça. Suplementação excessiva de óleo de linhaça diária pode atuar como um agente de afinamento do sangue, que pode aumentar o risco de sangramento.
Efeitos Gastrintestinais
Grandes quantidades de óleo de linhaça ao mesmo tempo podem causar desconforto gastrointestinal, como dores de estômago, vômitos, cólicas estomacais persistentes e náuseas. O óleo de linhaça também pode fazer com que seus intestinos parem de se mover, uma condição chamada íleo. O íleo pode resultar em constipação leve a grave. Tomar óleo de linhaça com grandes quantidades de água pode reduzir os potenciais efeitos colaterais gastrointestinais associados com a toxicidade do óleo de linhaça, particularmente a constipação.
Outras considerações
O óleo de linhaça pode interferir na absorção adequada e no funcionamento de certos medicamentos e medicamentos . De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, o óleo de linhaça pode interferir com certos medicamentos anticoagulantes, que podem aumentar o risco de sangramento devido ao afinamento do sangue ainda mais. O óleo de linhaça também pode interferir com medicamentos para baixar o açúcar no sangue, certos esteróides médicos, medicamentos para baixar o colesterol e antiinflamatórios não esteróides, ou AINEs. Deve-se ter cuidado ao usar óleo de linhaça em combinação com qualquer um desses medicamentos e medicamentos. , , ] ]