casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Óleo de linhaça pode perturbar meu estômago?

O óleo de linhaça é naturalmente derivado da semente da planta de linho. O óleo de linhaça é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, especialmente o ácido alfa-linolênico, e é comparável ao óleo de peixe em termos de benefícios para a saúde. Devido às propriedades antiinflamatórias dos ácidos graxos ômega-3, algumas pessoas ingerem óleo de linhaça para irritar o estômago e melhorar a digestão, embora em grandes quantidades isso possa causar problemas estomacais. Comer muita linhaça, que é rica em fibras, é uma causa mais provável de desconforto gastrointestinal. Consulte o seu médico se você tem um estômago cronicamente chateado.

Óleo de linhaça

De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, o óleo de linhaça contém entre 50 e 60 por cento de ácidos graxos ômega-3 na forma de alfa ácido linolênico, ou ALA. Seu corpo não converte ALA em gorduras úteis tão facilmente quanto EPA e DHA, que são os ácidos graxos ômega-3 encontrados no óleo de peixe, então o óleo de linhaça pode não ter os mesmos benefícios de saúde que o óleo de peixe, mas eles são comparáveis . Benefícios do consumo de alimentos ricos em ômega-3 os ácidos graxos incluem redução da resposta inflamatória e redução do risco de coágulos sanguíneos.

Formas de óleo de linhaça

O óleo de linhaça está disponível como um líquido, que é tomado por via oral, ou em forma de cápsula. O óleo de linhaça de boa qualidade é feito com sementes prensadas frescas e depois processado a baixas temperaturas sem luz, calor extremo ou oxigênio porque é facilmente destruído dentro dessas condições, de acordo com o “Dicionário de Ciência e Tecnologia de Alimentos”. O óleo de linhaça é engarrafado em recipientes de vidro escuro e é suscetível a rapidamente ficar rançoso sem refrigeração. Óleo de linhaça deve ser consumido frio e nunca deve ser aquecido ou usado para cozinhar.

Óleo de linhaça e estômago chateado

Tomar muito de qualquer coisa, independentemente dos benefícios para a saúde, pode causar problemas estomacais, e óleo de linhaça é sem exceção. Como tal, a ingestão de quantidades excessivas de óleo de linhaça pode causar uma dor de estômago, náusea e diarréia em alguns indivíduos. Dosagens recomendadas variam de 1 colher de chá. diariamente para 1 colher de sopa. três vezes ao dia, mas a dor de estômago pode ser desencadeada apenas pelo pensamento de alguns alimentos, por isso comece com pequenas doses de óleo de linhaça para começar. Além disso, evite tomar óleo de linhaça se você é alérgico a sementes de linhaça ou linhaça, como reações alérgicas podem incluir desconforto gastrointestinal. Finalmente, verifique se a semente de linhaça não está rançosa, pois a ingestão de óleo rançoso pode causar dor de estômago e vômito. Problemas com linhaça moída

Linhaça moída, mas não óleo de linhaça, contém um composto fibroso chamado lignana. De acordo com MayoClinic.com, consumir grandes quantidades de linhaça moída tem um efeito laxante e pode causar diarréia, um aumento do número de evacuações e desconforto abdominal. Além disso, comer grandes quantidades de semente de linhaça sem hidratação adequada pode causar constipação severa por causa do efeito absorvente da lignana. Consumir óleo de linhaça não tem esses mesmos problemas.