O linho, cultivado por bem mais de 5.000 anos como fonte de alimento, é uma planta nativa do Mediterrâneo e as sementes têm sido usadas para curar e beneficiar a saúde, como para o alívio da dor abdominal. Em forma de sementes de gergelim, mas um pouco maiores, as sementes de linho têm uma casca dura que é lisa e brilhante. O sabor é sutilmente noz com um crunch suave; no entanto, as sementes de linho fornecem mais valor nutricional quando moídas, já que isso permite o aumento de sua absorção de nutrientes. Pesquisadores médicos estão descobrindo vários benefícios à saúde de comer sementes de linho.
Benefício nutricional comprovado
As sementes de linho são uma excelente fonte de ácido alfa-linolênico ácido graxo essencial ômega-3 --- ALA. Eles também são uma fonte de fitoquímicos chamados lignanas, bem como uma fonte de fibra dietética, magnésio, potássio, manganês e minerais fósforo, ferro e cobre. Os maiores benefícios para a saúde da semente de linho vêm do ALA e da lignana. No entanto, em uma forma diferente, o óleo de semente de linho contém cerca de duas vezes mais ácidos graxos ômega-3 do que o óleo de peixe. - Reduzindo o risco de câncer - De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, ALA na semente de linho tem mostrado resultados promissores na redução do risco de doenças cardíacas e câncer, devido à sua alta concentração de lignanas. Estes compostos de fibra interferem com os efeitos do estrogênio na promoção do câncer através da ligação aos receptores de estrogênio. Lignanas também aumentam a produção de outros compostos, que regulam os níveis de estrogênio, orientando o excesso de estrogênio para fora do corpo. De acordo com a MayoClinic.com, a semente de linho e seu derivado de petróleo provaram reduzir o colesterol total e os níveis de LDL ou colesterol ruim, levando a uma redução no risco de doenças cardíacas. O Instituto de Medicina recomendou entre 1,1 e 1,6 g de ácidos graxos ômega-3 diariamente para adultos; uma colher de sopa de semente de linho moída fornece 1,5g desse nutriente importante.
Usos adicionais
De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, o óleo de semente de linho tem se mostrado promissor no tratamento de osteoartrite, artrite reumatóide, ansiedade, benigno hiperplasia prostática, aterosclerose e diabetes, bem como diminuir o colesterol e triglicerídeos. O óleo de semente de linho também alivia a constipação e irritações da pele devido à pele seca.