Linhaça vem da planta de linho, Linum usitatissimum L. Conhecido como linhaça na América do Norte, é chamado de linhaça em outras partes do mundo, embora norte-americanos também se referem a ele como linhaça quando é usado para fins industriais. Disponível na maioria dos mercados e lojas de alimentos saudáveis, a semente de linhaça pode fornecer uma variedade de importantes benefícios para a saúde se você consumir regularmente. Para incluí-lo em sua dieta, adicione linhaça para assados, cereais, smoothies, iogurte e guisados.
Uma fonte vegetariana de gorduras Omega-3
Cada colher de sopa de linhaça moída fornece 1,6 gramas de alfa-linolênico ácido, um ácido graxo ômega-3 que pode ajudar a diminuir o risco de ataque cardíaco e derrame. Consumir gorduras ômega-3 de linhaça pode ser particularmente benéfico para aqueles que evitam comer peixe e marisco, que são fontes de ácidos graxos ômega-3 chamados ácido docosahexaenóico, ou DHA e ácido eicosapentaenóico, ou EPA. Outras fontes de ácido alfa-linolênico à base de plantas são nozes e óleo de canola.
Reduzir o risco de câncer. A linhaça consumidora pode ajudar a reduzir o risco de certos tipos de câncer, como mama e cólon. A Universidade de Maryland Medical Center relata que os benefícios potenciais podem ser devidos à atividade de lignanas, que são nutrientes vegetais encontrados na linhaça, mas não no óleo de linhaça. A linhaça é a fonte alimentar mais concentrada de lignanas, com 85 miligramas por onça. Em comparação, as sementes de gergelim fornecem 11,2 miligramas por onça, e brócolis, couve e morangos fornecem menos de 1 miligrama de lignanas por 1/2 xícara.
Baixa pressão arterial
Linhaça pode ajudar a reduzir a pressão alta , de acordo com um estudo publicado em 2013 na revista "Hipertensão". O ácido alfa-linolênico, o ácido graxo ômega-3 na linhaça, e os lignanos provavelmente contribuem para esse efeito. A hipertensão arterial, ou hipertensão, aumenta o risco de acidente vascular cerebral, doença cardíaca e doença renal. Uma dieta com baixo teor de sódio pode ajudar a prevenir a hipertensão e a linhaça moída é pobre em sódio. Você pode comê-lo com outros alimentos com baixo teor de sódio, como aveia e ovos.
Promover a saúde gastrointestinal
Algumas pessoas consomem linhaça para ajudar a prevenir ou tratar a constipação, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. A fibra dietética e a mucilagem da semente de linhaça aumentam o volume das fezes e amolecem as fezes para facilitar a passagem. Lignanas em linhaça aumentam a freqüência das fezes. Para reduzir o desconforto, como inchaço ou cãibras, beba muita água quando tomar semente de linhaça ou aumente o consumo de fibras para prevenir ou reduzir a constipação.
Controle de Peso Corporal
Pessoas que comem linhaça regularmente tendem a ter peso corporal mais baixo, de acordo com um estudo publicado na revista “Nutricion Hospitalia” em 2012. Sua fibra dietética e proteína estão enchendo nutrientes e podem ajudar a suprimir a fome, então você acaba comendo menos. A linhaça é relativamente rica em calorias, com 37 calorias por colher de sopa de sementes moídas, então consuma-a com moderação para evitar o consumo excessivo de calorias e a possibilidade de ganho de peso não intencional. Para ajudar a controlar seu peso, consuma linhaça com alimentos de baixa caloria, como sopas e iogurte.