casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quais são os perigos do óleo mineral?

As pessoas às vezes usam óleo mineral para ajudar a aliviar a constipação. Ele ajuda cobrindo as fezes com um revestimento à prova d'água para que permaneça úmido e seja mais fácil de passar. Embora os efeitos colaterais não sejam comuns e o óleo tenda a ser eficaz, o óleo mineral às vezes pode causar sérios efeitos colaterais, portanto não use óleo mineral sem primeiro consultar seu médico para garantir que ele seja seguro para você.

Efeitos Gastrointestinais

Os efeitos colaterais mais comuns associados ao óleo mineral são de natureza gastrointestinal, incluindo cólicas estomacais, diarréia, náusea e gases. Reações mais graves que exigem a atenção médica imediata incluem sangramento retal ou falha em evacuar no espaço de oito horas após tomar o óleo mineral. Outros efeitos colaterais

O óleo mineral também pode causar reações alérgicas graves, incluindo urticária. , erupção cutânea, inchaço e dificuldade para respirar. Outros potenciais efeitos colaterais incluem tonturas, desmaios, fraqueza, irritação, inchaço, cãibras musculares e dor. Procure atendimento médico se tiver algum desses efeitos colaterais.

Outros riscos potenciais

Também é possível que as pessoas inalem acidentalmente ou aspirem óleo mineral quando o engolirem. Isso às vezes ocorre em crianças e pode causar efeitos perigosos, incluindo dificuldade respiratória e pneumonia, de acordo com um artigo publicado na revista Paediatrics &Saúde da Criança em março de 2001. Não tome óleo mineral dentro de duas horas depois de comer, ou o óleo mineral pode diminuir a absorção de alguns nutrientes e interferir no processo digestivo, de acordo com a National Multiple Sclerosis Society. O uso prolongado de laxantes, como o óleo mineral, pode causar a perda da função intestinal normal, portanto, não use óleo mineral por mais de uma semana, a menos que seu médico lhe diga para fazer isso.

Contra-indicações potenciais> Não use óleo mineral se você tem um bloqueio no intestino, tem apendicite ou está acamado. Não tome outros medicamentos dentro de duas horas após o uso de óleo mineral, ou pode interferir na eficácia de seus medicamentos. Além disso, evite tomar óleo mineral se estiver grávida - se você usá-lo por um longo período durante a gravidez, ele pode causar um sangramento grave no recém-nascido, de acordo com a Drugs.com.