É difícil imaginar o que inspirou alguém a primeiro beber óleo mineral. Um subproduto do petróleo, liso em textura com pouco gosto discernível, seus benefícios terapêuticos são tudo menos óbvios. No entanto, o óleo mineral é um remédio testado pelo tempo usado para aliviar a constipação. aliviar a dor dos movimentos intestinais para quem sofre de hemorróidas e tratar a obstrução intestinal distal em crianças com fibrose cística.
Apesar do uso generalizado, alguns médicos desaconselham o uso de óleo mineral, citando possíveis complicações respiratórias e problemas de absorção de vitamina. , de acordo com o Integrative Medical Arts Group de Beaverton, Oregon. É melhor discutir seus sintomas com um médico antes de tentar tratá-los com óleo mineral.
Constipação
De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, se você tiver três ou menos evacuações por semana, você está constipado. A constipação ocorre quando a matéria fecal endurece dentro do intestino e se torna difícil de passar. Muitas pessoas bebem óleo mineral para aliviar a constipação. O óleo mineral reveste os intestinos e impede que o corpo absorva água. A água funciona para amaciar as fezes duras e secas no intestino e inicia o peristaltismo ou o empurrão para a frente dos intestinos. A evacuação geralmente ocorre dentro de seis a oito horas depois de beber óleo mineral.
Hemorróidas
As pessoas bebem óleo mineral para tratar hemorróidas internas. Hemorróidas internas ocorrem quando as veias do ânus ou do reto incham. Hemorróidas são desconfortáveis, causando sangramento, coceira e sensibilidade em torno do ânus. Se você tem hemorróidas, o efeito lubrificante do óleo mineral pode aliviar a dor dos movimentos intestinais e ajudá-lo a passar as fezes com maior facilidade e conforto. Beber óleo mineral também pode ajudar a reduzir a tensão que pode causar e agravar hemorróidas.
Fibrose Cística
Crianças com fibrose cística são suscetíveis à síndrome de obstrução intestinal distal, ou DIOS. O DIOS ocorre quando a comida ou o muco grudam no intestino e causam obstrução. Esta é uma condição dolorosa para a maioria das crianças e, dependendo da gravidade, pode exigir uma curta permanência no hospital. Se o bloqueio não for muito grave, o médico pode prescrever óleo mineral para tratar o bloqueio. O óleo mineral também pode prevenir alguns episódios de DIOS, e os médicos aconselham os pais a administrar óleo mineral a crianças no primeiro sinal de início. Se você é pai de uma criança com fibrose cística e suspeita de DIOS, entre em contato com o seu médico para obter instruções específicas sobre o óleo mineral e outros possíveis tratamentos.
Crianças
Dr. Robert Needlman recomenda dar óleo mineral para crianças para tratar a constipação. Ele sugere misturá-lo com calda de chocolate ou congelá-lo durante a noite para disfarçar a textura desagradável. Um dos principais benefícios da administração de óleo mineral a crianças sobre outros produtos laxantes é que você pode ajustar facilmente a dose e a frequência para se adequar ao seu filho. Se seu filho estiver com prisão de ventre, procure atendimento médico para determinar o melhor curso de ação.
Aviso:
O uso de óleo mineral impede a absorção de vitaminas A, K, D e E. Se você planeja usar óleo mineral por mais de alguns dias, você deve tomar um suplemento vitamínico pelo menos duas horas antes ou depois de tomar o óleo mineral. (Veja Referências 2)
O óleo mineral pode reduzir a potência de alguns contraceptivos orais. Se você confia em contraceptivos orais para controle de natalidade, consulte um médico antes de tomar óleo mineral. (Veja Referências 2)
Se inalado nos pulmões, o óleo mineral pode causar pneumonia lipídica. (Veja Referências 1)
O óleo mineral pode causar diarréia. É importante beber pelo menos seis a oito copos de água por dia para evitar uma possível desidratação enquanto se toma óleo mineral. (Ver referências 5)