casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Cadeia de bicicleta contra cera vs. Petróleo

Os ciclistas discordam sobre os benefícios da cera em cadeia versus o óleo na proteção da corrente contra sujeira, desgaste e umidade. O óleo é o tratamento mais comum para as correntes e mais versátil, pois pode ser aplicado sempre que necessário, sem uma preparação significativa. O especialista em motos Jim Langley ressalta que, embora a cera repele a sujeira e mantenha a corrente em boas condições por um longo período, ela requer preparação significativa e é inadequada para climas úmidos.

Alguns de sua cera de abelha derivam do petróleo. Cera de cadeia muitas vezes usa cera de parafina como sua base. Pode vir como um bloco de cera que você deve derreter, em uma lata de spray ou em uma garrafa com um dispensador de gotejamento. Jim Langley e o website Bicycle Fixation notam que alguns ciclistas adicionam cera de abelha ou outros aditivos à sua cera em cadeia para melhor impermeabilização, longevidade e desempenho da corrente. Outros tipos de óleo de corrente são feitos de recursos renováveis, como a soja, de acordo com a Bloom Bike Shop.

Consistências diferentes

O óleo da corrente é fino e entra facilmente nos cilindros e espaços entre os elos quando aplicado. Quando derretida, a cera tem uma consistência semelhante à do óleo em cadeia, mas solidifica à medida que esfria. À medida que a corrente gira durante um passeio, os flocos da cera saem da corrente, enquanto os rolos dentro da corrente giram suavemente contra as camadas de cera.

Examinando o desempenho

Muitos ciclistas juram por cera para melhor lubrificação e proteção, mas não há estudos de desempenho conclusivos para respaldar as reivindicações de cera ou óleo como lubrificantes de correntes. A Fixação de Bicicleta, no apoio ao uso de cera em cadeia, aponta as desvantagens de outros lubrificantes: os óleos de cadeia leve não duram o suficiente; lubrificantes pegajosos e grossos pegam muita sujeira; e graxa pesada é muito perigosa para ser aplicada, pois a corrente deve ser fervida nela. O especialista em bicicleta Sheldon Brown, por outro lado, argumenta que a cera não é um lubrificante tão bom quanto o óleo ou graxa, embora mantenha a sujeira longe da corrente.

Você deve aplicar óleo em cadeia a um corrente que foi cuidadosamente limpa em solvente ou outro desengordurante e depois seca. Lubrifique os roletes apenas entre os links. Sheldon Brown sugere que você não use óleos de spray quando lubrificar uma corrente em sua bicicleta para evitar lubrificar os aros das rodas ou os pneus. Ele aconselha lubrificação no lado da corrente que enfrenta suas rodas dentadas traseiras para diminuir o problema da roda dianteira jogando sujeira para o exterior da cadeia, que o óleo traz para a cadeia. Cera sua corrente derretendo a cera de parafina em banho-maria, deixando cair em uma corrente limpa e seca e levantando-a para secar.

Manutenção

A embalagem de muitos óleos de corrente de bicicletas incentiva os ciclistas a limpar suas correntes e reaplique o óleo após cada passeio. Fixação de bicicleta diz que uma corrente corretamente encerada precisa de uma nova camada de cera a cada 400 a 500 milhas. A Bloom Bike Shop indica que óleos secos e lubrificantes à base de cera são facilmente laváveis ​​na chuva, enquanto os óleos úmidos coletam a sujeira mais facilmente em condições secas. Ao usar o óleo de corrente, reaplique-o regularmente, especialmente quando estiver andando nas condições opostas àquelas para as quais o óleo foi destinado.