O óleo essencial de rosa tem sido usado ao longo da história na antiga arte da aromaterapia como um tônico de cura e suplemento que eleva o humor. Curiosamente, como as pétalas de rosa não são muito ricas em conteúdo de óleo, são necessários vários milhares de quilos de pétalas de rosa para produzir apenas uma onça desse óleo valioso, dependendo da variedade de plantas usadas. Devido a esses fatores, o óleo de rosa tende a ser caro. No entanto, o seu preço não impede que ele seja um dos óleos essenciais mais populares.
Antidepressivo
O óleo essencial de rosa é freqüentemente recomendado pelos aromaterapeutas por suas propriedades antidepressivas e melhorar o humor. De acordo com a aromaterapeuta Jeanne Rose em seu livro "O Livro de Aromaterapia: Aplicações e Inalações", o óleo de rosa é usado para acalmar os nervos, acalmar o sistema nervoso e agir como um tônico para aliviar os sintomas da depressão. Apenas o aroma do óleo de rosa pode aliviar os sintomas depressivos. É usado em banheiras, inalações e queimadores de aromaterapia para fornecer um impulso de humor durante os períodos de estresse e fadiga. Os sintomas depressivos também podem ser aliviados quando o óleo de rosa é usado na massagem terapêutica.
Afrodisíaco
Você pode já estar familiarizado com o uso da rosa como afrodisíaco. Segundo a lenda, Cleópatra teria tomado banhos aromáticos usando pétalas de rosa para ajudar a atrair seus amantes. O óleo de rosa é usado na aromaterapia moderna e em tratamentos ayurvédicos para ajudar a estimular a libido. Segundo Swami Sadashiva Tirtha - um praticante ayurvédico, instrutor do Ayurveda Holistic Health Center em Bayville, Nova York, e autor de "A Enciclopédia Ayurveda: Segredos Naturais para a Cura, Prevenção e Longevidade" - Rose é pensado para aumentar os sentimentos de amor, compaixão e devoção, e age como um tônico para o sistema reprodutivo feminino. Massagem com óleo de rosa é dito para estimular a libido e aumentar os sentimentos de desejo sexual.
Bactericida
O óleo de rosa tem propriedades antibacterianas, adstringentes, anti-sépticas e antivirais, que o tornam útil no tratamento e desinfecção de pequenos cortes e arranhões. De acordo com Jeanne Rose, o óleo de rosa contém um composto chamado farnesol, que ajuda a matar as bactérias e pode ajudar na regeneração da nova pele. O óleo de rosa pode ser usado em tratamentos de pele para ajudar a prevenir e combater bactérias associadas a condições como acne. Pode ajudar a tratar espinhas e manchas, reduzindo o comprimento e a gravidade dos surtos. O óleo de rosa também é benéfico para quem tem pele sensível, pois geralmente é seguro para todos os tipos de pele e geralmente não causa reações alérgicas. , , ] ]