Os óleos de massagem deixam suas mãos deslizarem mais e de forma mais eficaz ao acariciar a pele e manipular os músculos. Os melhores óleos de massagem não irritam a pele. Você também quer óleos sem perfume para que você possa ficar livre de fragrâncias ou misturar seus próprios aromas de acordo com suas necessidades e preferências. Coerência é outro fator a considerar ao selecionar os melhores óleos. Óleos à base de plantas Óleos à base de plantas são um dos favoritos dos massagistas, pois proporcionam benefícios naturais para a pele. Opções como óleo de amêndoas doces, óleo de coco fracionado, óleo de semente de damasco, óleo de grainhas de uva, óleo de jojoba e óleo de girassol são geralmente bem tolerados. Todos os óleos naturais à base de plantas não são ideais para massagem. Um estudo publicado em uma edição de 2013 da "Dermatologia pediátrica" descobriu que o óleo de oliva realmente danifica a barreira da pele e deve ser desencorajado para o tratamento da pele seca e para a massagem infantil. Sempre consulte seu cliente antes da massagem e informe-se sobre possíveis alergias. Alergias porca, por exemplo, impedem o uso de óleo de amêndoa doce.
O óleo de jojoba é realmente um éster de cera que tem uma composição semelhante aos óleos da pele humana. Ele absorve prontamente na pele, mas tem uma textura fina, então você pode achar que precisa reaplicá-lo muitas vezes ao usá-lo como um óleo de massagem. Ele se espalha facilmente, porém, e é benéfico para as pessoas com acne do corpo, porque não entope os poros. O óleo de jojoba também tem uma vida útil longa. Óleo de coco fracionado e óleo de semente de damasco são melhores se você quiser uma sensação não oleosa para o seu óleo de massagem. Eles também não são susceptíveis de deixar manchas gordurosas em roupas e lençóis.
Mineral Oil
Embora muitos óleos naturais estão entre os melhores para a massagem, o óleo mineral é outra boa opção. Apesar de alguns escarnecerem que é feito pelo homem, Stuart Thompson, diretor de pesquisa da empresa australiana de cuidados com a pele Gaia, ressalta que a maquiagem do óleo mineral é bastante semelhante à do óleo natural da pele, o sebo. O óleo mineral também resiste à oxidação, ou avaria, e tem uma excelente textura para a massagem.
Opções de aromaterapia
Se você deseja adicionar um aroma agradável a um óleo de massagem mineral ou à base de plantas com cheiro neutro, Óleos essenciais funcionam melhor. Salte fragrâncias sintéticas, que são mais propensas a ter um cheiro forte e conter produtos químicos irritantes. Por causa de suas qualidades concentradas, os óleos essenciais devem ser diluídos em um óleo transportador antes de usá-los. O tipo de óleo essencial aromático que você escolhe depende das necessidades do cliente de massagem. Você pode usar aromaterapia para estimular sensações específicas ou para tratar certas condições. Os melhores óleos aromáticos para tratar a dor menstrual, por exemplo, são lavanda, sálvia e manjerona, descobriu um estudo publicado em uma edição de 2012 do "Journal of Obstetrics and Gynecology Research". Uma edição de 2010 da "Natural Product Communications" determinou que a massagem com óleo de jasmim estimulou o estado de espírito e o estado de alerta, tornando-o melhor para melhorar o humor e o tratamento para o alívio da depressão.