Azeitonas e azeite contêm altos níveis de antioxidantes, que são poderosos impulsionadores da imunidade no corpo. Muitas pessoas só experimentam azeitonas e azeite como produtos de cozinha, mas o azeite também pode ser aplicado diretamente na pele para tirar proveito de seus antioxidantes protetores.
Propriedades
Azeitonas são ricos em antioxidantes e vitamina A. Antioxidantes ajudam a afastar os radicais livres nocivos que podem levar a doenças de pele e câncer. A vitamina A ajuda a pele a manter o pH neutro adequado, o que é essencial para manter um tom de pele saudável e radiante.
Métodos de aplicação
Você pode aplicar o azeite na pele externamente como um limpador alternativo ou como um hidratante neutro. Para usá-lo como um limpador, massageie 1 colher de chá de azeite em sua pele usando movimentos circulares dos dedos por dois minutos. Em seguida, coloque uma toalha fumegante sobre o seu rosto; o calor da toalha vai abrir os poros, permitindo que o azeite adira aos óleos da sua pele. Depois que o pano esfriar, limpe o azeite. Para usar o azeite de oliva como hidratante, coloque duas gotas de óleo na palma da mão e esfregue as mãos para distribuir o óleo uniformemente entre as palmas das mãos. Pat o óleo sobre a pele após a limpeza.
Tratamento Interno
O azeite pode até ser útil para a pele quando tomado internamente. Isso ocorre porque a gordura monoinsaturada no azeite promove um pH saudável nos órgãos e tecidos do corpo, incluindo a pele. Você pode tomar 1 colher de sopa de azeite por colher, ou você pode combinar o azeite com vinagre e sirva com salada.
Considerações
O azeite é espremido das azeitonas pressionando as azeitonas cruas repetidamente. A primeira prensagem cria o que é chamado de azeite extra-virgem, que é o óleo mais rico em nutrientes. É melhor usar azeite de oliva extra-virgem em sua pele e em sua dieta para garantir que você obtenha o maior benefício de seus nutrientes.