Azeite e óleo de gergelim são comumente usados em cozinhas em todo o mundo. O azeite de oliva oferece uma leve e muitas vezes essência frutada e é um alimento básico em pratos italianos e mediterrâneos. O óleo de gergelim tem um sabor mais forte, quase fumado e é popular na culinária asiática. Cada óleo oferece o seu próprio perfil de nutrientes.
Vitaminas lipossolúveis
Por colher de sopa, gergelim e azeite fornecem cerca de 120 calorias de gordura pura. Mas com a gordura vem certas vitaminas, como a vitamina E e K. A vitamina E é um antioxidante, e também ajuda a aumentar a imunidade e prevenir coágulos sanguíneos, de acordo com o National Institutes of Health. A vitamina K ajuda na coagulação do sangue. O óleo de gergelim tem .19 mg de vitamina E e 1,8 microgramas de vitamina K, enquanto o azeite tem 1,94 miligramas de vitamina E e 8,1 microgramas de vitamina K.
Qualidades de protecção da saúde
Ambos os óleos têm monoinsaturados e gorduras poliinsaturadas, conhecidas como gorduras "boas" por sua capacidade de baixar os níveis de colesterol, estabilizar os padrões do coração e combater a inflamação. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos confirma que o óleo de gergelim reduz o colesterol, enquanto Harvard relata taxas mais baixas de câncer de mama em mulheres que consomem azeite de oliva. Comparativamente, o azeite tem 9,85 gramas de gordura poliinsaturada e 1,42 gramas de gordura monoinsaturada por colher de sopa, enquanto o óleo de gergelim tem cerca de 5,5 gramas de cada.
Colesterol-livre
O colesterol é encontrado apenas em produtos de origem animal, como carnes , ovos e produtos lácteos, portanto, usar azeite ou óleo de gergelim é favorável sobre as gorduras animais carregadas de colesterol. O colesterol alto pode causar aterosclerose, um endurecimento das artérias que pode levar a doenças cardíacas. O National Institutes of Health observa que a gordura saturada e o colesterol da dieta aumentam o colesterol no sangue e a redução da quantidade de gorduras saturadas e colesterol na dieta ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue. ponto, a temperatura em que ele queima. Quanto menor o ponto de fumaça, menos favorável para cozinhar. Óleos de cozinha, além do ponto de fumaça, também podem produzir gorduras trans insalubres, diminuindo seus benefícios para a saúde. Como o óleo de gergelim não refinado tem um ponto de fumaça de 350 graus F e o azeite extra virgem a 406 graus F, esses óleos podem ser usados na culinária, mas podem queimar se você estiver usando um método de cozimento de alta temperatura, como pan-searing