O azeite é extraído do fruto das oliveiras, que são nativas da região do Mediterrâneo, mas agora cultivadas em muitos países. O azeite de oliva contém uma variedade de nutrientes saudáveis, como ácidos oléico, palmítico e ácidos graxos, que proporcionam muitos benefícios. Suas propriedades têm sido bem estudadas no sentido de evitar que as artérias se tornem entupidas, embora também seja útil para a saúde intestinal e limpeza intestinal. Manter o fluxo normal através dos intestinos e estimular os movimentos intestinais evita que os intestinos fiquem obstruídos ou impactados.
Composição do Azeite de Oliva A composição do azeite varia de acordo com o cultivador, região, altitude, época da colheita e processo de extração, mas contém principalmente triglicerídeos, como ácido oleico, ácido palmítico e ácidos graxos ômega. O ácido oleico é uma gordura monoinsaturada considerada saudável para os sistemas cardiovascular e gastrointestinal. O azeite de oliva também contém poderosos antioxidantes, como vitamina E, carotenóides, hidroxitirosol e ésteres, incluindo oleocanthal e oleuropeína. Muitos pesquisadores especularam que o azeite de oliva pode ser parcialmente responsável pela baixa incidência de doenças cardíacas e problemas intestinais observados nos povos do Mediterrâneo quando comparados aos americanos, de acordo com "Nutrição e Saúde Pública". Maior consumo de vinho tinto e legumes, juntamente com mais tempo de férias são outros fatores prováveis.
Azeite e Intestinos
Como a maioria das substâncias oleosas, o azeite é um lubrificante que pode revestir os intestinos e evitar pegajoso, alimentos não digeridos ou matéria fecal entopem o lúmen intestinal ou sejam impactados nas pregas intestinais, como citado em "Aspectos bioquímicos, fisiológicos e moleculares da nutrição humana". Além disso, os ácidos graxos ômega-3 deter a inflamação e acúmulo tóxico dentro do revestimento da mucosa dos intestinos. O óleo de oliva também tem propriedades laxantes suaves, o que significa que amolece as fezes e promove movimentos intestinais regulares. Ainda assim, tende a reduzir as contrações intestinais. Oleocanthal apresenta propriedades anti-inflamatórias semelhantes ao ibuprofeno droga, que pode ajudar com condições intestinais inflamatórias, como colite ulcerativa. Em certo sentido, a colite pode entupir os intestinos com inflamação e inchaço. O hidroxitirosol é um poderoso antioxidante dentro das azeitonas e alguns estudos sugerem que ele tem propriedades protetoras contra certos tumores malignos, incluindo aqueles que crescem nos intestinos, de acordo com a "Bioquímica e doença humana". Os tumores intestinais podem tornar-se grandes o suficiente para bloquear ou obstruir os intestinos.
Outros benefícios do azeite de oliva. Além de promover a saúde gastrointestinal, o azeite provou ser benéfico para a saúde cardiovascular porque ajuda a reduzir o sangue níveis de colesterol, particularmente nocivo colesterol LDL que pode entupir as artérias, de acordo com "Prescrição para Cura Nutricional". O azeite também pode baixar os níveis de açúcar no sangue e a pressão sanguínea. Além disso, o azeite de oliva equilibra as proporções de ácidos graxos ômega aumentando o ômega-3 e deslocando os ácidos graxos ômega-6, o que se acredita reduzir as reações inflamatórias em todo o corpo. A atividade antioxidante do azeite é fundamental para o seu impacto nos processos cancerígenos, e a redução dos radicais livres prejudiciais também ajuda no envelhecimento dos tecidos relacionado com os danos oxidativos. Outros alimentos que desobstruem os intestinos Alimentos ricos em fibras são úteis para limpar e desobstruir os intestinos. Frutas como limões e laranjas contêm fibras solúveis e vitamina C, um forte antioxidante. Legumes como espinafre e brócolis são ricos em fibras insolúveis e clorofila, que protegem o trato digestivo. Cereais como flocos de farelo são excelentes fontes de fibras, que absorvem água nos intestinos e promovem movimentos intestinais. A casca de psyllium é especialmente absorvente e atua como uma varredora eficiente para detritos e toxinas nos intestinos. Finalmente, beber muita água purificada pode agir para desobstruir o sistema digestivo e uma variedade de remédios à base de plantas pode estimular contrações intestinais e aliviar a constipação.