Castanha do Brasil são sementes, não nozes verdadeiras, de acordo com as Nações Unidas. Uma árvore que é nativa da floresta amazônica produz-los. O óleo de castanha do Brasil é comestível e os sul-americanos costumam usá-lo em molhos de salada. Os usos tradicionais do óleo de castanha do Brasil também incluem a hidratação da pele. A aplicação de óleo de castanha do Brasil à sua pele faz com que seja suave e adiciona nutrientes. Os fabricantes de cosméticos naturais fazem uma variedade de produtos de cuidados com a pele que incorporam o óleo rico desta noz.
Identificação
A nogueira-do-brasil, Bertholletia excelsa, é um membro de uma espécie vegetal que cresce de 120 a 180 pés de altura . Cada árvore vive de 500 a 800 anos e cresce no Peru, Bolívia, Jamaica, Guiana, Malásia e Estados Unidos. Cada árvore carrega seus frutos dentro de vagens do tamanho de uma toranja, com as nozes individuais envoltas por dentro. Manteiga, castanha e noz creme são outros nomes comuns para castanha do Brasil. O Brasil exportou as castanhas inteiras com conchas duras distintas durante séculos.
Constituintes
As castanhas são 66 a 69% de óleo. O óleo é uma boa fonte de vitaminas A e E, selênio, magnésio e tiamina. O óleo extraído também contém fitoesteróis e aminoácidos.
Usos
O óleo de castanha do Brasil muitas vezes se torna um emulsificante para cremes ou manteigas corporais. Faz um sabonete rico e hidratante. Você pode usar este óleo sozinho em sua pele ou como um portador de óleos essenciais em preparações de cuidados da pele. Os produtos de cuidados com a pele que contêm óleo de castanha do Brasil variam de hidratantes a cremes para os pés e sabonetes. Óleos de banho, loção pós-barba, protetor solar, hidratantes labiais e óleos de massagem usam óleo de castanha do Brasil. As principais marcas de cosméticos vendem esses produtos em lojas de produtos naturais, butiques de cosméticos e lojas de departamento.
Benefícios da pele seca, pele envelhecida, psoríase e eczema são os principais usos do óleo de castanha do Brasil. O alto teor de selênio da castanha confere excelentes propriedades antioxidantes. As vitaminas A e E neste óleo fornecem antioxidantes adicionais que aumentam o valor do óleo em sua pele.
Considerações
Como a castanha do Brasil é comestível, pouca pesquisa científica foi conduzida sobre os usos cosméticos do produto. óleo. A renda da extração do óleo de castanha do Brasil dá às pessoas nas áreas rurais do Brasil um meio de vida alternativo que não depende da destruição do ecossistema da floresta tropical através da extração de madeira. Diversas organizações sem fins lucrativos trabalham com comunidades locais para desenvolver opções de marketing e distribuição para produtos de óleo de castanha do Brasil. As castanhas colhidas no campo também têm um bom potencial de vendas no mercado de produtos orgânicos, mas os padrões de certificação costumam ser difíceis de cumprir. O Greenpeace observa que grandes empresas internacionais de cosméticos podem estabelecer preços que não estão de acordo com as práticas estabelecidas de comércio justo. Investigue as políticas de comércio justo do varejista e do fabricante antes de comprar produtos de cuidados com a pele do Brasil.