A infusão de alecrim e azeite não é difícil de fazer e pode adicionar rapidamente uma nova dimensão às suas habilidades culinárias. Use a mistura aromática em vez de ervas e especiarias em pratos de carne e legumes. Regue o óleo com massa, use-o como molho para o seu pão italiano crocante favorito ou como entrada para molhos, marinadas e saladas. Uma infusão de alecrim e azeite também pode ser um presente para os gourmets da sua lista.
Coloque 2 1/2 xícaras de azeite extra-virgem em uma panela de vidro pesado, aço inoxidável ou esmalte. Evite alumínio, que pode descolorir o óleo e dar um sabor metálico.
Adicione 1 xícara de alecrim seco. Se você tiver alecrim fresco, seque-o primeiro, pois a umidade do alecrim fresco pode estragar o óleo rapidamente. Evite usar água na infusão de azeite, pois mesmo uma pequena quantidade de água pode abrigar bactérias, o que pode causar botulismo. Para secar o alecrim fresco, coloque as ervas ao sol ou seque o alecrim em um desidratador de alimentos até que toda a umidade seja removida.
Coloque a panela em fogo médio e aqueça o óleo e o alecrim para 140 graus Fahrenheit. Se você não tiver um termômetro de cozinha, aqueça a mistura até que o óleo comece a borbulhar. Deixe a mistura ferver lentamente por cinco minutos.
despeje a mistura em uma tigela e deixe esfriar, em seguida, adicione 2 ½ xícaras adicionais de azeite extra-virgem. Se desejar, deixe o alecrim no óleo para decorar e dar sabor, ou coe a infusão de alecrim e azeite derramando-o em uma peneira de malha fina forrada com gaze.
Despeje o alecrim e infusão de azeite em uma garrafa de vidro. Tampe a garrafa com segurança e guarde o óleo na geladeira por até um mês.
Coisas necessárias
5 xícaras de azeite extra-virgem, dividido
Panela não reativa
1 xícara de alecrim seco
Desidratador de alimentos (opcional)
Termômetro de cozinha (opcional)
Bacia de mistura
Filtro (opcional)
Toalha de mesa (opcional)
Garrafa de vidro com tampa