A lavanda maravilhosamente aromática tem usos muito além de sua inclusão em produtos de perfume e banho. Muitas pessoas mantêm uma pequena garrafa de óleo de lavanda na cozinha para fins medicinais, uma das quais é tratar pequenas queimaduras de gordura salpicada ou ficar muito perto de uma torradeira ou forno. Mas, como muitos produtos fitoterápicos, o óleo de lavanda se beneficiaria de mais pesquisas confirmando sua eficácia em humanos.
Lavender Plant
A lavanda é nativa das áreas montanhosas do Mediterrâneo, mas cresce hoje em toda a Europa e na Austrália e na Austrália. Estados Unidos, diz a Universidade de Maryland Medical Center. É um arbusto curto muito ramificado que cresce a uma altura de aproximadamente 24 polegadas. Uma queda prateada cobre as folhas estreitas verde-acinzentadas que crescem de brotos verdes verticais presos aos seus ramos lenhosos. Pequenas flores azul-violeta crescendo em espirais de seis a 10 flores formam raios acima da folhagem.
História da Lavanda
Os antigos egípcios usavam lavanda como perfume, de acordo com o "Manual de Herbal Farmácia Verde", e os romanos perfuraram a água do banho com ela. Seu nome vem do latim lavare, para lavar, diz “O Livro Completo de Ervas e Herb Gardening”. Lavanda tornou-se popular como remédio no final da Idade Média e chegou ao Novo Mundo com os peregrinos em 1620, relata “A Enciclopédia de plantas medicinais.
Lavanda em Aromaterapia
Lavanda é um dos óleos mais populares na aromaterapia, diz "A A a Z de óleos essenciais." Dois tipos de lavanda são usados em aromaterapia - francês e Inglês. A mais valorizada é a alfazema alpina “selvagem”, que é escolhida a dedo e destilada em pequenos lotes pelos agricultores locais. O óleo é vapor destilado das flores, e é claro e geralmente incolor. O óleo de lavanda é mais doce e mais caro que o óleo de alfazema, que tem um aroma levemente eucalipto e às vezes é misturado com lavanda por produtores inescrupulosos.
Lavanda para Queimaduras
“A a Z de óleos essenciais” chama o óleo de lavanda de “um kit de primeiros socorros em uma garrafa”, observando que ele deve ser mantido na cozinha para tratar pequenas queimaduras e fazer piqueniques em caso de picadas ou picadas de insetos. Para pequenas queimaduras por cozimento ou engomadoria, cubra a área queimada generosamente com óleo de lavanda não diluído, depois reaplique se a dor voltar. O óleo de lavanda remove a picada e calor da queimadura e pode ajudar a prevenir a formação de bolhas na pele.
Porque funciona? Ingredientes ativos de óleo de lavanda incluem 40% de acetato de linalila e 31,5% de linalol, que têm analgésico local e efeitos anestésicos. Embora presente em apenas uma pequena quantidade, o beta-cariofileno a 5,16% contribui para o efeito anti-inflamatório do óleo. Terpinen-4-ol, que representa 4%, é um agente antibacteriano como o linalol. Os dois contribuem propriedades anti-infecciosas importantes, diz "A a Z de óleos essenciais".
Pesquisa
Pesquisa em óleo de lavanda tem sido em curso há décadas, de acordo com "A Enciclopédia de Plantas Medicinais". Este óleo essencial tem propriedades anti-sépticas e antibacterianas significativas, juntamente com uma toxicidade muito baixa. Não use óleo de lavanda em feridas abertas e dilua quando usar em crianças, diz a Universidade de Maryland Medical Center. Algumas pessoas podem desenvolver uma reação alérgica à lavanda, e as mulheres que estão grávidas ou amamentando não devem usá-la.