Muitos óleos essenciais têm a capacidade de combater infecções fúngicas comuns. Óleos essenciais são compostos de componentes químicos complexos, e os cientistas descobriram que vários óleos essenciais têm propriedades antifúngicas. Se usado corretamente, óleos essenciais com propriedades antifúngicas são um caminho natural para tratar doenças fúngicas, como candida e pé de atleta.
Doenças fúngicas
As doenças fúngicas são contagiosas. A maioria das doenças fúngicas é leve, mas o tratamento com óleos essenciais pode ajudar a aliviar os sintomas. As doenças fúngicas comuns incluem cândida (afta), micose, pé de atleta, comichão (afeta tanto machos como fêmeas) e tinha (o termo geral usado para descrever infecções fúngicas da pele). As doenças fúngicas são mais graves em pacientes com AIDS, devido a uma menor resistência no sistema imunológico. Pacientes com AIDS devem receber aconselhamento médico antes de usar óleos essenciais.
Estudos Científicos
Em seu livro "Aromaterapia para Profissionais da Saúde", Shirley e Len Price citam muitos estudos científicos que foram realizados para mostrar as propriedades antifúngicas Estudos incluem Schmidt (1936), que testou as propriedades antifúngicas do funcho, tomilho, canela e cravo, e Janssen et al (1984), um dos vários estudos que estudaram a eficácia da camomila alemã contra muitas doenças fúngicas - Incluindo Trichophyton rubrum Outros estudos científicos mostram que os óleos essenciais contendo aldeídos e ésteres componentes químicos são particularmente eficazes contra infecções fúngicas.
Especiarias e Ervas
De acordo com um trabalho de pesquisa “Propriedades Antibacterianas e Antifúngicas de Óleos Essenciais” No site PubMed.gov, os óleos essenciais extraídos de ervas e especiarias têm algumas das propriedades antifúngicas mais fortes, que incluem a hortelã e a canela. , tomilho, cravo, sálvia e origanum. Além disso, Len e Shirley Price listam os óleos essenciais de tea tree, pinho, hortelã-pimenta, alecrim e manjericão como tendo propriedades antifúngicas. O óleo da árvore do chá, em particular, é comprovadamente eficaz contra a candida. Isto é estabelecido em vários estudos, como Pena (1962) e Shemesh e Mayo (1991).
Como usar
Dilua óleos essenciais em um óleo transportador - como amêndoa, girassol de óleo de jojoba , ou em uma loção - antes de aplicar na pele. Nunca use óleos essenciais diretamente sobre a pele. Aconselhe-se com um aromaterapeuta qualificado e experiente e /ou aconselhamento médico se você não estiver familiarizado com o uso de óleos essenciais ou se tiver preocupações específicas sobre uma situação pessoal. Use a quantidade especificada de óleos essenciais e óleo transportador conforme indicado. Não use óleos essenciais internamente.
Cuidados
Alguns óleos essenciais são mais tóxicos do que outros. Não use alguns óleos essenciais durante a gravidez, com pressão alta, epilepsia ou luz solar. Alguns óleos essenciais podem causar irritação na pele em algumas pessoas. Verifique as precauções para óleos essenciais individuais em um guia de referência, como "A Enciclopédia Ilustrada de Óleos Essenciais", de Julia Lawless. Usados corretamente, alguns óleos essenciais são tão eficazes quanto os antibióticos no tratamento de infecções fúngicas.