O óleo mineral tem sido um remédio caseiro popular para a constipação. Ele reveste a superfície intestinal para que a água não seja absorvida. A água então incha e amolece as fezes para que possam ser empurradas do corpo. A lubrificação também alivia a dor dos movimentos intestinais. Embora este seja um remédio tradicional que tem sido usado com relativa segurança, pode haver alguns efeitos colaterais.
Interações medicamentosas
Assim como o óleo mineral limita a absorção de água pelos intestinos, ele também pode interferir com o absorção de outros medicamentos e vitaminas. Espere pelo menos duas horas depois de tomar o óleo mineral antes de tomar outros medicamentos.
Os amaciantes de fezes podem interferir na ação do óleo mineral e fazer com que o óleo mineral seja absorvido pelo corpo. Mais uma vez, tomar óleo mineral e amaciadores de fezes, pelo menos, duas horas de intervalo.
Interações de alimentos
As propriedades anti-absorção de óleo mineral podem interferir com a absorção de vitaminas e nutrientes dos alimentos. As vitaminas A, D, E e K, em particular, são nutrientes essenciais que o óleo mineral é conhecido por bloquear. Isso pode ser particularmente perigoso para o desenvolvimento fetal, então o óleo mineral não deve ser usado durante a gravidez. Óleo mineral espacial e refeições com pelo menos duas horas de intervalo. Se você deve usar óleo mineral, não use por mais de uma semana, de acordo com a American Cancer Society.
Diarreia
O óleo mineral pode causar diarréia, levando à desidratação e perda de nutrientes. Beba 2 a 3 qt. de líquido por dia, incluindo aqueles com substitutos de eletrólitos, como caldo de galinha ou bebidas esportivas. A perda de potássio e sal causada pela diarréia pode causar condições potencialmente prejudiciais, incluindo ritmos cardíacos anormais e cãibras musculares. Se a diarréia for severa, beba uma bebida esportiva feita especificamente para a reposição de eletrólitos, disponível na maioria das lojas de alimentos ou farmácias. Alergias
O óleo mineral pode causar alergias em algumas pessoas. Os sintomas incluem erupções cutâneas, urticária, dificuldades respiratórias, aperto no peito e inchaço da boca, face, lábios ou língua. Entre em contato com um médico imediatamente se estes sintomas ocorrerem.
Dependência
Algumas pessoas desenvolvem uma dependência de óleo mineral ou outros laxantes, e seus corpos esquecem como produzir naturalmente evacuações. Chame um médico se você não tiver uma evacuação dentro de seis a oito horas de tomar óleo mineral, ou se você tiver sintomas como sangramento retal, vômito, dor abdominal, náusea ou intestino bloqueado. O óleo mineral também pode afetar os afinadores do sangue. Por restringir a absorção da vitamina K, um fator crítico na coagulação do sangue, pode causar o afinamento anormal do sangue, aumentando o risco de sangramento excessivo. Isso também pode ser um perigo para as mulheres grávidas. Verifique com seu médico antes de usar óleo mineral se estiver tomando anticoagulantes ou estiver grávida.