De acordo com “The Smell Report” do Social Issues Research Center, aromas diferentes estimulam o reconhecimento cognitivo no cérebro. A memória cognitiva que é acessada é muitas vezes altamente pessoal, pois um perfume particular pode ter acompanhado um momento significativo. O poder do olfato foi reconhecido à medida que os efeitos positivos da aromaterapia se tornam mais reconhecidos. Quer se sinta deprimido ou tenso, aromaterapia oferece uma maneira natural e livre de drogas para se sentir equilibrado novamente.
A maioria das pessoas já sabe quais são seus perfumes favoritos. O cheiro de uma torta de maçã recém-assada ou o cheiro de café fresco invoca sentimentos quentes e felizes em muitas pessoas. Ao considerar o cheiro que vai mudar o seu humor para melhor, use sua intuição para guiá-lo para o que seu nariz já sabe. Perfumes para a depressão
Possuindo um aroma cítrico vibrante, óleo essencial de bergamota tem um cal edificante fragrância que é útil para combater a depressão. Na aromaterapia, acredita-se que o cheiro de terra do óleo essencial de sálvia e o aroma picante do óleo essencial de olíbano tenham uma influência positiva nos estados depressivos.
Na “Receita de Cura Nutricional”, a autora Phyllis Balch recomenda o gerânio óleo para equilibrar as mudanças de humor causadas por PMS. Ela também nomeia o óleo essencial de jasmim como um antidepressivo e sedativo eficaz quando usado na aromaterapia. Aromas com um aroma cítrico familiar, como óleos essenciais de limão e laranja, podem ser especialmente eficazes para aqueles que conectam essas fragrâncias com lembranças quentes. Perfumes para Relaxamento
Talvez o perfume mais reconhecido por seus sabores. qualidades relaxantes é o óleo de lavanda. Para não ser confundido com perfume de lavanda quimicamente fabricado, o óleo essencial de lavanda acalma o sistema nervoso e relaxa o corpo para um sono melhor. Óleo essencial de camomila é outro aroma útil na aromaterapia para induzir a insônia calma e contrariar. Óleo essencial de sândalo tem uma fragrância da terra que tem um efeito calmante natural no sistema nervoso. Outros óleos essenciais calmantes citáveis incluem néroli, mandarina, patchouli e ylang-ylang.
Pesquisa
Um estudo de 2005 do Departamento de Enfermagem da Universidade Nacional de Kongju, na Coréia, foi conduzido para determinar o efeito da aromaterapia com lavanda. na função cognitiva e comportamento relacionado à demência depressiva. Administrado sob a forma de uma massagem manual, o óleo de lavanda mostrou diminuir o comportamento agressivo em pacientes com demência e equilibrar as emoções.