casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Aromaterapia para concentração

A aromaterapia é frequentemente associada à promoção do relaxamento, embora ofereça vários outros benefícios saudáveis. Nos Estados Unidos, o uso da aromaterapia está crescendo como uma terapia alternativa para melhorar o humor, o bem-estar físico e o desempenho mental de uma pessoa. De acordo com o site Health-Mind-Body, o uso de aromaterapia é uma maneira de ajudar a aumentar a concentração e melhorar a memória. Misturas de aromaterapia populares de óleos essenciais usados ​​para melhorar a memória incluem três gotas de aromaterapia. alecrim e duas gotas de limão; duas gotas de hortelã e três gotas de limão; ou uma gota de manjericão e duas gotas de alecrim e cipreste. Estes óleos essenciais podem ser usados ​​em óleo de massagem, óleo de banho, difusor ou como purificadores de ar. Ao usar em um difusor, multiplique os ingredientes individuais da mistura por quatro para obter um total de 20 gotas.

Fragrâncias

Alecrim e hortelã produzem um aroma forte que pode ser útil para aumentar a concentração diminuída pela exaustão. Como a hortelã-pimenta, o limão é um óleo essencial que dá um aroma forte. O doce aroma de manjericão, semelhante a alcaçuz, também pode ajudar a melhorar a memória e a concentração insuficientes causadas pela fadiga e exaustão. Cypress tem uma fragrância amadeirada e verde que não é tão forte quanto alguns dos outros óleos essenciais, mas pode ajudar a aumentar a concentração da mesma forma.

Uma vantagem da aromaterapia é que ela funciona rapidamente, principalmente porque o olfato de uma pessoa é ligado diretamente ao cérebro. No entanto, certos aromas trabalham para melhorar a concentração de maneiras diferentes. Os óleos essenciais, como hortelã-pimenta e eucalipto, ajudam a elevar temporariamente a névoa cerebral, frequentemente associada à extrema fadiga e letargia. O pinheiro é outro aroma que aumenta a energia e a concentração, enquanto o alecrim favorece o relaxamento, o que pode deixar sua mente mais alerta.

Oxigênio

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, o cérebro requer muito oxigênio para funcionar adequadamente . Uma pessoa que não recebe oxigênio suficiente pode ficar confusa e ter problemas para se concentrar. Aromaterapia estimula a respiração mais profunda, permitindo que uma pessoa absorva mais oxigênio. Michelle Schoffro Cook, autora de “The Brain Wash”, aponta que os sesquiterpenos, substâncias químicas encontradas em alguns dos óleos essenciais usados ​​na aromaterapia, têm a capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica. Isso leva mais oxigênio ao cérebro. Os aromas de limão, cravo, manjericão, louro, alecrim e sálvia aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode deixar a pessoa mais alerta e aumentar a atenção. Incenso e sândalo são outros aromas de aromaterapia que aumentam os níveis de oxigênio no cérebro.

Fadiga pode tornar mais difícil para uma pessoa se concentrar. No entanto, a aromaterapia pode ser usada para estimular o cérebro e aumentar o foco e a produtividade. Os aromas de canela, cravo, manjericão, gengibre, hortelã, cipreste, alecrim, sálvia e pimenta preta podem ter um efeito estimulante sem produzir os efeitos colaterais adversos, como irritabilidade ou dor de cabeça, às vezes causados ​​pelo café e outros estimulantes que contêm cafeína.

Difusão

Uma maneira fácil de difundir um perfume em toda a sala é queimando uma vela de aromaterapia e respirando o aroma. Velas de aromaterapia especificam em seus rótulos o tipo de óleos essenciais puros que eles contêm. Outro método de difusão é colocar algumas gotas de um óleo essencial ou misturar em um umidificador de sala. A água leva o óleo para o ar e a sala se enche com a fragrância, enquanto as gotículas evaporam. Um dos métodos de difusão de aromaterapia mais populares é misturar óleos essenciais com um óleo veicular para usar como óleo de massagem para esfregar na pele.