Se você está preocupado com os componentes de cosméticos comprados em lojas, prefira uma abordagem natural para cuidar da pele ou apenas pense que seria divertido brincar de boticário e brincar com poções caseiras, fazendo seus próprios produtos de beleza a casa é uma ideia atraente. Ele permite que você personalize totalmente os aromas e propriedades de seus cosméticos e aprenda novas habilidades e conhecimentos conforme você experimenta. A cera de abelha, uma substância pura e natural que suaviza suavemente contra o calor da sua pele, é um ingrediente atraente para usar em produtos para a pele caseiros, e um componente comum de muitas dessas receitas.
Fundamentos da cera de abelha
Você Encontrará a cera de abelha listada como um ingrediente para várias loções caseiras, a maioria das quais exige variações nos mesmos componentes e métodos básicos. A cera de abelha é geralmente derretida, combinada com um óleo de base e óleos essenciais ou óleos infundidos, depois vertida em um recipiente para esfriar. Às vezes, manteigas vegetais, como cacau ou manteiga de karité, também estão incluídas. O mel puro é por vezes adicionado para complementar a cera de abelha e conferir ao produto uma fragrância doce e propriedades antibacterianas calmantes para a pele. A proporção de cera para óleo determina a viscosidade do produto acabado e pode ser adaptada à medida que você trabalha, reaquecendo a mistura e adicionando mais óleo ou cera conforme necessário. Para derreter a cera de abelha, rale-a ou triture-a com uma faca e, em seguida, coloque-a em um banho-maria ou em uma tigela refratária sobre uma panela ou água fervente. Não cubra a cera, não deixe que ela fique muito quente e não a derreta no microondas.
Ingredientes Complementares
Os óleos básicos usados em cosméticos incluem coco, uva, oliva, girassol, jojoba, avelã e óleo de abacate, cada um com sua própria fragrância particular - ou a falta dela - e propriedades de suavização da pele. Os óleos essenciais são adicionados pela gota e usados para conferir certas fragrâncias ou propriedades curativas à loção. Se você quiser usar suas próprias misturas de óleos essenciais, pesquise suas aplicações de antemão, e certifique-se de usar óleos que são seguros para uso na pele. Outra maneira de adicionar fragrâncias e propriedades curativas aos seus cosméticos caseiros é infundir o óleo base com ervas frescas ou secas, seja por imersão de ervas em óleo frio por várias semanas ou pelo aquecimento do óleo com as ervas. Óleos de infusão antes do uso.
Loções
Uma proporção de aproximadamente quatro partes de óleo base para uma parte de cera de abelha e duas partes de água é adequada para uma loção amaciadora de pele com uma consistência semelhante a um hidratante comprado na loja . Para uma loção mais rica e salgada, combine uma parte de cera de abelha com três partes de óleo. O óleo de coco e o azeite são particularmente adequados para loções mais pesadas. Adicione algumas gotas de óleo de vitamina E para seus benefícios de cuidados com a pele e óleos essenciais opcionais para fragrância.
Perfumes sólidos
Uma base de três partes de óleo para duas partes de cera de abelha, derretida em conjunto e depois resfriada, vai engrossar substância sólida que serve como um portador para sua própria mistura pessoal de óleos essenciais perfumados. Despeje a mistura em frascos pequenos ou tubos de bálsamo de lábio velho limpos para fácil aplicação de seu perfume sólido. Os óleos essenciais reconhecidos pela sua fragrância agradável incluem rosa, lavanda, baunilha, camomila, jasmim e citrus. Para os homens, considere aromas terrosos e amadeirados como patchouli, sândalo e pimenta da Jamaica. Experimente várias misturas de óleos para criar um perfume personalizado diferente de qualquer outro que você possa comprar em uma loja.
Bálsamo anti-séptico
Um bálsamo grosso feito de cera de abelha para duas partes de óleo, infundido com óleos essenciais propriedades de cura, pode substituir a loção anti-séptica comprada em lojas para pequenos arranhões e queimaduras. Óleos essenciais conhecidos por suas propriedades anti-sépticas incluem óleo de melaleuca, limão, calêndula e camomila. Lavanda é antibacteriana e anti-inflamatória; óleo de cravo reduz a dor. O mel puro também possui propriedades anti-sépticas. Se você estiver fazendo um bálsamo anti-séptico para usar em lesões, esterilize todos os seus frascos e outros equipamentos antes de iniciar o projeto, fervendo-os em água por cinco a 10 minutos.
Sabonetes
Fabricação de sabão é um processo consideravelmente mais complexo e complexo do que inventar loções à base de cera de abelha. Para uma tomada de sabão segura e bem-sucedida, você precisa ser preciso com medidas, temperaturas e a ordem na qual os ingredientes são combinados; portanto, a menos que você já tenha experiência, encontre um bom livro ou tutoriais sobre o básico. A cera de abelha é geralmente incluída em receitas de sabão mais avançadas.