O ácido gama-linolênico, ou GLA, é um ácido graxo ômega-6 que é bom para você. Como os ácidos graxos saudáveis encontrados no óleo de peixe, os ácidos graxos ômega-3, o GLA tem uma influência anti-inflamatória em seu corpo. Embora haja pouca evidência de que o GLA ajuda você a perder peso, pode ser mais promissor manter o peso depois que ele for perdido. Consulte o seu médico antes de tomar suplementos de GLA, especialmente se estiver grávida ou a tomar medicamentos.
Fontes e benefícios do GLA
É provável que você não tenha recebido muito GLA em sua dieta. Uma quantidade mínima de GLA é encontrada em vegetais de folhas verdes e algumas nozes. Caso contrário, as fontes primárias são óleo de borragem, óleo de semente de groselha preta e óleo de prímula. A maioria das pessoas consome quantidades maiores de outro ácido graxo ômega-6 - ácido linoléico - a partir de alimentos como nozes, sementes e óleos vegetais e, uma vez digerido, é convertido em GLA. Então GLA sofre alterações adicionais para se tornar o ácido linolênico linhomogamma, ou DGLA. O DGLA trabalha para combater a inflamação e regula os genes que são vitais para um sistema imunológico saudável, de acordo com um relatório da “Current Pharmaceutical Biotechnology” em dezembro de 2006.
Pesquisa de Perda de Peso
GLA na forma de prímula O óleo resultou em uma pequena perda de peso em pessoas com histórico familiar de obesidade, de acordo com um estudo publicado em 1986 e citado pelo NYU Langone Medical Center. Em estudos de laboratório usando ratos, o GLA do óleo de borragem ajudou a diminuir o acúmulo de gordura corporal, relatou um estudo em "Comparative Biochemistry and Physiology" em outubro de 2000. O estudo observou que o GLA pode impedir a síntese de células de gordura marrom, enquanto aumenta a degradação de gordura no fígado. Mas mais pesquisas são necessárias para verificar se o GLA é eficaz para queimar gordura.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis, conduziram um estudo com pessoas que perderam peso com sucesso. Metade do grupo tomou GLA sob a forma de óleo de borragem, enquanto a outra metade tomou cápsulas de azeite de aparência semelhante. Após um ano, a recuperação de peso no grupo GLA teve uma média de 2 quilos, em comparação com quase 9 quilos no outro grupo. Os pesquisadores concluíram que o GLA reduziu a quantidade de peso recuperado após uma grande perda de peso, de acordo com seu relatório publicado no "Journal of Nutrition" em junho de 2007.
Considerações de segurança
Mulheres grávidas não devem tomar suplementos de GLA , especialmente óleo de borragem, porque pode aumentar o risco de parto prematuro, relata o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. Quando você compra óleo de borragem, certifique-se de que é certificado como livre de alcalóides pirrolizidínicos insaturados, ou UPAs, porque eles são tóxicos para o fígado. Se você tem um distúrbio convulsivo, deve evitar o GLA, especialmente sob a forma de óleo de prímula, porque pode aumentar o risco de convulsões. O óleo de borragem pode interagir com medicamentos antidepressivos e antiinflamatórios não-esteróides, enquanto o óleo de prímula tem o potencial de interferir com medicações anticoagulantes e antipsicóticas.