O óleo de cobra não é a panacéia que os con-artistas viajantes representavam. Por causa de sua associação histórica com a fraude médica, consumidores e profissionais de saúde consideram o óleo de cobra como um exemplo clássico de charlatanismo e vendas desonestas. Apesar de sua reputação esmagadoramente negativa, o óleo de cobra pode oferecer alguns benefícios legítimos para a saúde. De acordo com um relatório publicado no Western Journal of Medicine, o óleo da cobra d'água chinesa é uma excelente fonte do ácido eicosapentaenóico (EPA), ácido graxo ômega-3. Este composto mostra promissor como um suplemento nutricional e tratamento holístico para várias condições.
Na Artrite Relief
Na medicina tradicional chinesa, o óleo de cobra tem sido usado há milhares de anos para tratar a artrite reumatóide, a estomatite e a osteoartrite. Estudos científicos modernos validaram esse uso tradicional. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), os ácidos graxos ômega-3, incluindo o EPA, podem aliviar os sintomas de rigidez e sensibilidade nas articulações em pessoas que sofrem de artrite reumatóide. No entanto, a EPA não foi estudada completamente como um tratamento para outras formas de artrite.
Pressão arterial
NIH relata que os ácidos graxos ômega-3 efetivamente reduzem a pressão arterial. Praticantes da MTC podem recomendar o óleo de cobra como um tratamento holístico para a hipertensão. No entanto, EPA, encontrado no óleo de cobra, parece ser um pouco menos eficaz do que seu primo químico ácido docosahexaenóico (DHA), que é encontrado quase exclusivamente em gordura de peixe. A maioria dos estudos de ácidos graxos ômega-3 envolvem uma combinação dos dois compostos.
Os ácidos graxos ômega-3 são um tratamento popular e eficaz para hiperglicidemia, ou altos níveis de triglicérides. Os Institutos Nacionais de Saúde e American Heart Association ambos recomendam EPA para a prevenção e tratamento desta condição comum. O óleo de cobra de água chinesa pode ajudar a fornecer uma fonte confiável para este nutriente crítico.
Os ácidos graxos ômega-3 são críticos para a prevenção de doenças cardiovasculares. De acordo com o NIH, EPA no óleo de cobra pode reduzir a pessoa de ataque cardíaco e morte súbita. Além disso, a American Heart Association observa que os ácidos graxos ômega-3 podem retardar o acúmulo de placas nas artérias e prevenir arritmias cardíacas.
Saúde Mental
Evidências emergentes sugerem que o EPA no óleo de peixe pode tratar várias formas de doença mental. De acordo com o NIH, os primeiros estudos apóiam o uso de EPA como um tratamento para esquizofrenia, depressão e distúrbios emocionais. No entanto, não há evidência clínica suficiente para demonstrar de forma conclusiva a eficácia do produto.
Eczema
O óleo de cobra é usado na medicina tradicional chinesa como um tratamento para erupções cutâneas de eczema. O NIH observa que alguns estudos avaliaram a eficácia da EPA como um tratamento para o eczema, mas produziram resultados inconclusivos. , , ] ]