As gorduras que você consome fornecem energia e vitaminas lipossolúveis à sua dieta. Eles também são incorporados nas membranas celulares e hormônios. Suas gorduras alimentares são predominantemente triglicerídeos, moléculas contendo três ácidos graxos ligados a um glicerol. Os ácidos graxos compreendem cadeias de átomos de carbono de vários comprimentos, com átomos de hidrogênio ligados aos carbonos. Quanto mais hidrogênios os átomos de carbono mantêm, mais saturado é o ácido graxo. Dois ácidos graxos são essenciais para a sua dieta, ou seja, seu corpo não pode sintetizá-los: ácido linoléico e ácido alfa-linolênico.
Síntese de ácidos graxos A síntese de ácidos graxos ocorre no citoplasma de suas células, a espessa matriz líquida dentro de suas células que mantém suas organelas no lugar. O início da síntese de ácidos graxos ocorre quando o pâncreas detecta altos níveis de glicose no sangue, indicando que o seu corpo tem uma quantidade suficiente de energia. Seu pâncreas secreta insulina, que não só promove a captação de glicose do sangue para as células, mas também estimula a síntese de duas enzimas, ácido graxo sintase e acetil-CoA carboxilase. Essas enzimas trabalham juntas para converter o acetil-CoA, um produto do metabolismo da glicose, em malonil-CoA e depois no palmitato de ácido graxo. Suas células podem então modificar o palmitato para criar os ácidos graxos específicos que você precisa, seja para armazenamento ou para um processo ou estrutura dependente de ácido graxo.
Oxidação de ácidos graxos
Em contraste com a síntese de ácidos graxos, ácidos graxos a oxidação ocorre na mitocôndria, uma organela celular que funciona para liberar energia dos componentes alimentares que você come. O sinal para a oxidação dos ácidos graxos começa com a secreção de glucagon - um hormônio que age em oposição à insulina - ou, em alguns casos, à epinefrina. Esses hormônios estimulam enzimas que cortam os ácidos graxos das moléculas de triglicérides no sangue ou nas reservas de gordura. Suas células então absorvem os ácidos graxos circulantes em seu citoplasma, e uma vez no citoplasma eles são transportados para a mitocôndria para a oxidação. Durante a oxidação de ácidos graxos, unidades de dois carbonos são seqüencialmente clivadas da cadeia de ácidos graxos, cada uma produzindo uma molécula de acetil-CoA. Acetil-CoA então entra na via do metabolismo da glicose e produção de energia.
Considerações
Embora a síntese de ácidos graxos e a oxidação de ácidos graxos exijam os mesmos co-fatores de nucleotídeos, cada um deles usa diferentes formas de co-fatores. fatores. Por exemplo, durante a síntese, um co-fator de nucleotídeos chamado NADPH é oxidado, enquanto durante a oxidação esse co-fator é reduzido. Do ponto de vista químico, essa diferença permite que um processo conserve energia e o outro libere energia.