As anchovas e sardinhas são pequenos peixes com força nutricional para melhorar sua saúde. Estes peixes contêm óleo que é altamente concentrado com gorduras saudáveis, principalmente ácidos graxos poliinsaturados chamados ácidos graxos ômega-3. Aumentar a ingestão de ácidos graxos ômega-3 dos peixes melhora a saúde cardiovascular e reduz a inflamação associada à artrite reumatóide e à colite. Ácidos graxos ômega-3 também são importantes para o crescimento e desenvolvimento e função cerebral.
Anchovas
Anchovas são os peixes mais ricos quando se trata da concentração de ácidos graxos ômega-3. Anchovas contêm 3,4 gramas de ácidos graxos ômega-3 em uma porção de 6 onças. Ácidos graxos ômega-3 em anchovas incluem ácido eicosapentaenóico e ácido docosahexaenóico. As anchovas também contêm ácidos graxos monoinsaturados e outro tipo de gordura poliinsaturada chamada ácidos graxos ômega-6. No entanto, são os ácidos graxos ômega-3 que fazem das anchovas um tratamento saudável. Muitos outros alimentos, como óleos vegetais, contêm ácidos graxos ômega-6, mas menos alimentos contêm ácidos graxos ômega-3.
Benefícios para a saúde de anchovas
Comer anchovas ajuda a aumentar a quantidade de ômega-3 ácidos graxos em sua dieta. As pessoas que comem uma proporção maior de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 são menos propensas a desenvolver doenças cardíacas. Ao contrário do atum albacora, um peixe que contém grandes quantidades de ácidos graxos ômega-3 e mercúrio, as anchovas estão entre os poucos peixes com altos níveis de ácidos graxos ômega-3, que também são pobres em mercúrio e outras toxinas. O mercúrio é um metal pesado que pode causar danos nos nervos e defeitos congênitos. As anchovas também são uma boa fonte de proteínas.
Sardinhas
As sardinhas contêm grandes quantidades de ácidos graxos ômega-3 e baixas quantidades de mercúrio. As sardinhas do Pacífico contêm 2,8 gramas de ácidos graxos ômega-3 por porção de 6 onças. As sardinhas também contêm ácidos graxos ômega-6 e ácidos graxos monoinsaturados. Além disso, as sardinhas são uma boa fonte de proteína, vitamina B12, vitamina D e cálcio.
Sardinhas e leite materno
A composição nutricional do leite materno afeta a saúde do bebê. Mães que amamentam e consomem sardinhas são capazes de aumentar o conteúdo de ácidos graxos ômega-3 no leite materno. Cientistas da Universidade Federal de São Paulo, no Brasil, descobriram que mães que amamentam e ingerem 100 gramas de sardinha duas ou três vezes por semana são capazes de aumentar as concentrações de ácidos graxos ômega-3 no leite materno, segundo pesquisa publicada em janeiro e fevereiro. edição do "Journal of Pediatrics" em 2006. Os resultados demonstram que o consumo regular de sardinha e intervalos mais curtos entre a ingestão de sardinha e lactação resultam em maiores concentrações de ácidos graxos ômega-3 no leite materno.