A consultora nutricional Phyllis Balch recomenda várias ervas que iluminam o humor em seu livro "Prescription for Nutritional Healing". A erva de São João, cujo uso medicinal remonta à época dos antigos gregos, é amplamente usada para a depressão, assim como a ashwagandha, uma erva ayurvédica considerada como um tônico cerebral. Maracujá, camomila, lúpulo e calota craniana são todos relaxantes suaves. Kava, originalmente usado nas ilhas do Pacífico para promover a convivência e relaxamento, alivia a ansiedade sem prejudicar a cognição. Use esses suplementos de ervas sob a supervisão de um profissional de saúde qualificado.
Suplementos vitamínicos
Em seu livro "Mente Magnífica em Qualquer Idade: Formas Naturais de Libertar o Potencial Máximo do Seu Cérebro", o psiquiatra Daniel Amen afirma que deficiências em vitamina D podem ser um fator de depressão e outros transtornos de humor. Como a vitamina D é produzida no corpo a partir da exposição solar, as deficiências de vitamina D estão se tornando cada vez mais comuns, já que as pessoas passam menos tempo ao ar livre. Amen também afirma que as deficiências de vitamina B-6, um nutriente que desempenha um papel na produção de um neurotransmissor regulador do humor chamado ácido gama-aminobutírico, podem causar ansiedade. Você pode obter níveis adequados de vitaminas D e B-6 a partir de uma dieta variada e nutritiva ou de um bom multivitamínico. Seu médico pode aconselhá-lo sobre o uso saudável de suplementos vitamínicos.
Um artigo de 2009 por Jerome Sarris, da Universidade de Queensland, publicado na revista "Nutrition Reviews" afirma que os sintomas da depressão são associado com menor consumo dietético de ácidos graxos ômega-3 e com menores níveis de ácidos graxos ômega-3 na corrente sanguínea. Sarris descreve vários estudos em que o óleo de peixe, um suplemento dietético rico em ômega-3, ajudou a melhorar o humor em pacientes deprimidos. Os ácidos graxos ômega-3 são essenciais para o funcionamento normal do cérebro e do sistema nervoso. Porque eles não podem ser produzidos dentro do corpo, eles devem ser obtidos através de meios dietéticos. O peixe é uma excelente fonte de ômega-3, mas o óleo de peixe pode ser um bom substituto para pessoas que não consomem peixe em quantidades adequadas. Consulte um médico qualificado antes de adicionar óleo de peixe ao seu regime diário.
Aminoácidos Suplementos
Aminoácidos são necessários para a síntese de dopamina, noradrenalina e serotonina, neurotransmissores que desempenham papéis fundamentais no humor e motivação . De acordo com Sarris, esta observação levou à especulação de que suplementos de aminoácidos poderiam ajudar a melhorar o humor. Sarris descreve um ensaio clínico em que o L-triptofano foi encontrado para ser igualmente eficaz como um antidepressivo de prescrição. Estudos preliminares também indicam que os aminoácidos DL-fenilalanina e L-tirosina também podem ser úteis para melhorar o humor. O uso de aminoácidos, no entanto, não é um substituto adequado para aconselhamento e tratamento de um médico qualificado.