O óleo Omega-3 contém os ácidos graxos insaturados ácido docosahexaenóico, ou DHA, e ácido eicosapentaenóico, ou EPA. Estas gorduras saudáveis não podem ser fabricadas pelo corpo e, portanto, precisam ser obtidas a partir de dieta ou suplementação. A pesquisa sugere que o óleo ômega-3 pode proporcionar vários benefícios para a saúde, mas também pode levantar algumas preocupações. Consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento.
Proteção de Doenças Cardiovasculares
A proteína C-reativa é um marcador de inflamação que está associado com doença cardiovascular. Pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Austrália, exploraram a relação entre o status de DHA e EPA e os níveis de proteína C-reativa no corpo em indivíduos saudáveis. Eles relataram na edição de setembro de 2009 do “European Journal of Clinical Nutrition” que a proteína C-reativa estava inversamente relacionada aos níveis sanguíneos de EPA e DHA. Os participantes com a proteína C-reativa mais alta apresentaram níveis sangüíneos significativamente mais baixos de EPA e DHA.
Aumento na síntese de proteína muscular
Em pesquisa publicada na edição de fevereiro de 2011 do “American Journal of Clinical Nutrition”, cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington exploraram o impacto da suplementação de ácidos graxos ômega-3 sobre a taxa de síntese de proteína muscular, ou o acúmulo de proteínas musculares de actina e miosina no interior das células musculares, em adultos mais velhos. Eles descobriram que os indivíduos que consomem ácidos graxos ômega-3 por oito semanas experimentaram aumentos na síntese de proteína muscular em comparação com aqueles que consomem óleo de milho. Outros benefícios Os ácidos graxos ômega-3 beneficiam seu coração e corpo de várias maneiras . A Universidade de Maryland Medical Center explica que eles aumentam seus níveis de HDL ou colesterol bom e diminuem seus níveis de triglicérides; Reduza a pressão arterial e evite o acúmulo de placa bacteriana e coágulos sanguíneos, o que reduz o risco de derrame e doenças cardíacas. Como se esses benefícios não fossem suficientes, os ômega-3 também aumentam sua força óssea aumentando seus níveis de cálcio; proteja seus olhos da degeneração macular; proteja seu cérebro de mudanças de humor e declínio cognitivo; aliviar seus sintomas de asma e reduzir os sintomas da síndrome do intestino irritável. A ingestão de ômega-3 também pode reduzir o risco de várias formas de câncer.
Alto nível de sangramento
Omega-3 ácidos graxos pode aumentar o risco de sangramento, de acordo com o Instituto Linus Pauling no estado de Oregon Universidade. A Food and Drug Administration declarou que até 3 gramas de ácidos graxos ômega-3 por dia não causam sangramento. No entanto, se você tem um risco aumentado de sangramento, consulte seu médico antes de tomar qualquer suplemento de ômega 3.
Interações medicamentosas Os ácidos graxos ômega-3 podem interagir com certos medicamentos, incluindo o enfraquecimento do sangue medicamentos, medicamentos para diabetes, ciclosporina e medicamentos para baixar o colesterol, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Portanto, consulte o seu médico antes de consumir qualquer suplemento de ômega-3, se estiver tomando medicamentos.