Ésteres de sacarose são feitos reagindo sacarose e ésteres de vinila de ácidos graxos, diz Foodnavigator.com. Um de seus principais usos é melhorar a solubilidade de aromas em refrigerantes e gorduras em outros produtos alimentícios.
Sobre Ésteres
Ésteres são compostos químicos que são criados pela condensação de um oxoácido - um que contém oxigênio como os ácidos carboxílicos e sulfúricos - com um álcool, diz Chemguide.co.uk. Gorduras animais, como manteiga, e óleos vegetais são alguns dos ésteres mais comuns.
Usos de ésteres de sacarose -
Os ésteres de sacarose são um tipo de emulsificante, o que significa que ajudam a garantir que outros ingredientes de um alimento ou bebida não se separem. Um exemplo seria ter uma camada de óleo ou gordura e sólidos, diz Next Generation Food. Como resultado, os ésteres de sacarose também reduzem a viscosidade de muitos alimentos. Essencialmente, eles ajudam a manter a estabilidade de um produto alimentício. Eles são frequentemente utilizados em produtos de panificação, cereais, sorvetes e molhos.
Sacarose
A sacarose é, obviamente, o ingrediente principal em ésteres de sacarose. O nome comum para a sacarose é o açúcar de mesa, e é feito de cana de açúcar ou beterraba sacarina. Ocorre naturalmente em todas as plantas devido à fotossíntese, o processo pelo qual as plantas produzem seus próprios alimentos e é uma combinação de moléculas de glicose e frutose, diz Elmhurst College. Outros ingredientes em ésteres de sacarose
Este éster é feito pela combinação de sacarose com os ácidos graxos do óleo de palma, diz Next Generation Food. A quantidade de ácidos graxos usados depende do tipo de alimento em que o éster de sacarose está sendo usado. Por exemplo, se estiver sendo usado para emulsionar um produto com um conteúdo de óleo em água, como maionese rica em gordura, o éster de sacarose ser criado com um alto nível, 50 por cento ou mais, de ácidos graxos.