A genética não é o único fator quando se trata de uma atitude positiva. Os principais nutrientes, como os ácidos graxos ômega-3, fibras e vitaminas do complexo B, podem ajudar a elevar o ânimo. Estes nutrientes contribuem para as funções do corpo, estabilizando os níveis de açúcar no sangue e melhorando o funcionamento do neurotransmissor e do nervo. Escolher alimentos ricos em nutrientes e ficar ativo pode ajudá-lo tanto a parecer quanto a se sentir melhor. Por favor, certifique-se de verificar com seu médico antes de adicionar novos suplementos à sua dieta.
Ácidos graxos ômega-3
Ácidos graxos ômega-3 são ácidos graxos poliinsaturados essenciais que suportam o desenvolvimento normal do cérebro, olhos e nervos como explicado por Chang, Chen e Su no Journal of Cardiovascular Psychiatry and Neurology. Três formas importantes de ácidos graxos ômega-3 incluem o ácido docosahexaenóico, ou DHA, ácido eicosapentaenóico, EPA e ácido α-linolênico, ou ALA. Estes aumentam a capacidade dos receptores de células do cérebro de compreender e utilizar neurónios cerebrais. De acordo com a Public Library of Science, as deficiências de ômega-3 podem levar à depressão devido ao efeito negativo sobre a transmissão de serotonina e dopamina. Estes dois produtos químicos do cérebro são conhecidos por afetar os níveis de humor.
Frutos do mar, especialmente peixes gordos selvagens, como salmão selvagem ou robalo são ricos em DHA e EPA, que são as formas que o corpo pode utilizar diretamente sem ter que quebrar eles para baixo. Fontes baseadas em vegetais de ômega-3, como nozes, sementes de linhaça e soja, contêm a forma ALA. Certifique-se de sempre escolher semente de linho que é moída, caso contrário, o corpo não pode absorver o nutriente. Breanne M Anderson e David W. Ma, escrevendo em Lipids in Health and Disease, dizem que, embora as fontes vegetais sejam uma excelente escolha, o corpo tem que converter ALA em EPA e, finalmente, DHA para absorver e se beneficiar dos nutrientes. . A taxa de conversão de ALA para DHA e EPA é estimada em menos de 5 por cento.
Existe uma opção disponível para uma dieta vegetariana ou vegana à procura de uma fonte direta de DHA e EPA que é chamada de spirulina. Este é um suplemento alimentar feito de algas verde-azuladas.
Omega-3 ácido gordo Alimentos ricos: Salmão, truta fresca, robalo, nozes, linhaça moída.
Vitamina B-6
Alimentos ricos em vitamina B6: cereais enriquecidos, salmão, banana, grão de bico ou farinha de aveia fortificada. A fibra é encontrada em muitos alimentos, como legumes, frutas inteiras e legumes. É um tipo de carboidrato ou volumoso que não pode ser digerido e digerido pelo corpo. Os dois tipos de fibra são solúveis e insolúveis. O primeiro pode ser parcialmente dissolvido em água e o segundo não pode. A Harvard School of Public Health sugere aveia, maçãs e feijões são uma rica fonte de fibra solúvel, enquanto aipo, pepino, cenoura e arroz integral são ricos em fibras insolúveis. O American Journal of Clinical Nutrition mostra que consumir fibras com uma refeição ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e evitar picos e quedas de açúcar no sangue, o que pode deixá-lo lento e irritável.
Alimentos ricos em fibras incluem vegetais, frutas inteiras, feijão-de-bico, lentilhas e folhas verdes, como espinafre e couve.
Alimentos que fazem você quebrar,
Açúcar pode causar seus níveis de açúcar no sangue a flutuar drasticamente, deixando você se sentir cansado e irritado. Limitar sua ingestão de doces, açúcar, bebidas açucaradas e grandes quantidades de suco de frutas pode ajudar na prevenção de oscilações de açúcar no sangue.
Alimentos fritos têm um alto teor de gordura saturada que pode deixá-lo sentir-se superestofado e lento. A cafeína encontrada no chá, café e chocolate pode fazer com que você se sinta energizado por algumas horas, mas acabará levando a baixos níveis de energia.