Seu sistema nervoso é uma máquina finamente sintonizada, capaz de processar feedback e enviar sinais em milissegundos. Se você tem que pensar sobre isso ou não, seu cérebro está constantemente enviando sinais para o resto do seu corpo para regular sua freqüência cardíaca, respiração, digestão e outras funções celulares para manter um equilíbrio homeostático dentro de seu corpo. Seu cérebro e sistema nervoso merecem os nutrientes adequados para manter a função e a saúde. Anatomia do Sistema Nervoso Seu sistema nervoso é feito de pequenas células chamadas neurônios. Um neurônio possui a capacidade de expressar sinais elétricos uns aos outros que terminam em um sinal para as células ou grupo de células que podem realizar a função do sinal. Cada neurônio consiste de um corpo que contém o núcleo, os dendritos que recebem um sinal e um axônio que transmite um sinal. O axônio é coberto por uma camada protetora conhecida como bainha de mielina.
Bainha Funcional da Mielina
A bainha de mielina envolve o axônio de um neurônio. Está lá para ajudar na transmissão do sinal pelo neurônio. Tanto a velocidade como a qualidade de um sinal são influenciadas pela condição da bainha de mielina. Se a bainha está danificada ou não está funcionando corretamente, os sinais são retardados e seu tempo de resposta ou movimento é afetado. Ácidos graxos essenciais e bainha de mielina
Sua bainha de mielina é 80% lipídica. Lipídios são gorduras, tipicamente fornecidas pela dieta. Os ácidos graxos essenciais, como os ácidos graxos ômega 6 ou ômega 3, podem influenciar a saúde de sua bainha de mielina. Quando uma gordura é chamada essencial, significa que seu corpo não pode. Portanto, você deve consumi-los de alimentos ou suplementos. De acordo com "Anatomy and Physiology", de Kenneth Saladin, os ácidos graxos da dieta desempenham um papel na manutenção da integridade de sua bainha de mielina. De fato, em crianças pequenas, os ácidos graxos da dieta são importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso. As crianças são melhores quando servidas fontes gordurosas de alimentos como peixe e leite.
Implicações da doença
O distúrbio de bainha de mielina mais conhecido é a esclerose múltipla, ou esclerose múltipla. A MS é uma doença auto-imune que ocorre quando a bainha de mielina é quebrada. Quando sua bainha de mielina é afetada, movimentos simples como escrever ou amarrar seus sapatos podem ser difíceis. Eventualmente, a EM pode levar à incapacidade de andar. Uma vez que a bainha de mielina é composta principalmente de ácidos graxos essenciais, uma dieta rica em gorduras pode ajudar a reduzir os sintomas da esclerose múltipla, bem como recaídas, de acordo com a National MS Society. Ácidos graxos ômega podem ser encontrados em peixes e óleos, como linhaça ou girassol.