Lesões, seja nos tecidos moles ou nos ossos do tornozelo, requerem certos nutrientes para curar rapidamente e curar completamente. Desde o início da lesão no tornozelo, o corpo experimenta primeiro a fase inflamatória, completa com inchaço e calor, a fase proliferativa, onde a cicatriz está se desenvolvendo e, finalmente, a fase de remodelação, onde o tecido recupera sua força. Durante cada fase, nutrientes específicos podem melhorar o processo de cicatrização e acelerar o retorno ao jogo.
Gerenciar Inflamação com Extratos Alimentares
A inflamação é fundamental para o processo de cura, pois serve para remover detritos ao redor do local da lesão e fornecer um aumento no fluxo sanguíneo para o tornozelo lesionado. Excesso de inflamação, no entanto, pode atrasar o processo de cicatrização. Suplementos para apoiar e gerenciar a inflamação podem ajudar a acelerar o processo de cura, diz John Berardi, um bioquímico nutricional. Extrato de cúrcuma, extrato de alho e bromelaína são todos suplementos à base de plantas que podem levar a uma redução acentuada na inflamação. Incorporar o pé inteiro e uma ampla suplementação durante os estágios iniciais da lesão.
Gerenciar a inflamação com gorduras
O equilíbrio dos ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 na dieta ocidental é inclinado fortemente para o ômega -6 final, que facilita a inflamação após a lesão, diz o Dr. Barry Sears, um pesquisador de nutrição e autor. Equilibrar o seu perfil de ácidos graxos ao suplementar com 3 a 9 gramas de cápsulas de óleo de peixe a cada dia pode ajudar a controlar a inflamação após uma lesão no tornozelo. Da mesma forma, aumentar o consumo de azeite e reduzir o consumo de alimentos processados e canola e óleo de soja pode ajudar a melhorar a inflamação.
Gerenciar inflamação com vitaminas
Após lesões no osso e nas articulações do tornozelo, há um aumento na demanda para um número de vitaminas para ajudar a controlar a inflamação e acelerar a cicatrização dos tecidos danificados. A suplementação de vitamina A na dose de 10.000 UI por dia durante as duas primeiras semanas após a suplementação diária de vitamina C e de 1 a 2 gramas pode ajudar no processo de cura, diz Berardi. De um modo geral, após as duas primeiras semanas, a vitamina A pode cessar, desde que a ingestão dietética seja adequada.
Apoiar a cura com minerais
Os minerais cobre e zinco desempenham um papel vital na melhoria da velocidade de cicatrização dos danos ", 1] ,A suplementação de cobre de 2 a 4 miligramas por dia pode ajudar a melhorar a produção de um componente de tecido mole chamado elastina, que fortalece o tecido conjuntivo. O zinco, um componente chave em centenas de enzimas e reações do corpo, tomado em uma dose diária de 15 a 30mg, tem sido associado ao aumento das taxas de cura e conexões mais fortes de tecido mole.> Suplementos de aminoácidos em uma mistura específica podem ajudar a melhorar as taxas de cura após ossos quebrados e ligamentos rasgados, melhorando a deposição de colágeno, uma proteína estrutural chave em ambos os ossos e ligamentos. Berardi sugere duas doses diárias de 7g de L-glutamina, 7g de L-arginina e 1,5g de ácido β-hidroxi-metilbutírico, conhecido simplesmente como HMB, misturado em água, pois tem o potencial de acelerar a síntese de colágeno e tem sido associado à melhoria taxas de cura após a lesão. Berardi sugere a continuação da suplementação dessa mistura duas vezes ao dia por até três semanas após a lesão, para obter um aumento de cura. , , ] ]