casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Omega-3 abaixa seu cortisol?

Os dois principais ácidos graxos ômega-3 são ácido docoshexaenóico, ou DHA, e ácido eicosapentaenóico, ou EPA. Ambos os ácidos graxos estão envolvidos no suporte da membrana celular e na redução da inflamação no corpo. Além disso, EPA e DHA também podem ter um efeito positivo nos níveis de cortisol, um hormônio do estresse. Ômega-3 pode ser encontrado em alimentos como salmão, nozes, soja e halibute e em suplementos como óleo de peixe.

Cortisol

Em tempos de estresse, o corpo libera o hormônio cortisol para se preparar para um resposta de luta ou fuga. O cortisol aumenta a concentração de glicose no sangue e aumenta as substâncias que reparam os tecidos. Embora o estresse seja parte da vida cotidiana, muito estresse pode levar à superexposição ao cortisol, que pode causar vários problemas de saúde, incluindo obesidade, doenças cardíacas, depressão e problemas de sono, segundo a Clínica Mayo. Cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Teerã, no Irã, estudaram o impacto da EPA nos níveis de cortisol em pacientes com transtorno depressivo maior. Os participantes receberam 1 grama de EPA sozinho ou em combinação com 20 miligramas de fluoxetina, um antidepressivo, durante oito semanas. Os níveis de cortisol foram medidos antes e após o tratamento. No final do estudo, publicado na edição de junho de 2010 da “Psychiatry Research”, os pesquisadores descobriram que o EPA sozinho e em combinação com a fluoxetina reduziu os níveis de cortisol. - Pesquisadores da Hopital de la Cavale Blanche, na França, investigou os efeitos do óleo de peixe, que contém EPA e DHA, no estresse mental em homens. Os participantes receberam 7,2 gramas de óleo de peixe por dia durante três semanas e depois passaram por um estresse mental. Os cientistas descobriram que o óleo de peixe reduz significativamente os níveis de cortisol após o teste de estresse mental. As descobertas foram relatadas na edição de junho de 2003 do "Diabetes Metabolism". Interações

EPA e DHA podem interagir com certos medicamentos, incluindo medicamentos para diluir o sangue e anticoagulantes, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Consulte o seu médico antes de tomar suplementos de ômega-3.