casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Por que o ômega 3 é bom para você?

Os ácidos graxos ômega-3 são um tipo de gordura poliinsaturada que é necessária para processos corporais, como coagulação do sangue e construção de membranas celulares no cérebro. Os ácidos graxos ômega-3 são um nutriente essencial, já que nosso corpo não pode produzi-los. Eles são encontrados em nozes, sementes de linhaça, óleo de soja e canola e óleo de peixe, bem como em peixes de água fria, como truta, arenque e salmão. Pesquisa revelou seu potencial para proteger contra doenças cardíacas, derrame e artrite reumatóide.

Doença Cardiovascular

O Escritório de Suplementos Dietéticos reporta descobertas de pesquisas que revelam uma diminuição nos triglicerídeos, ou gordura no sangue, de 10 para 33% naqueles indivíduos que consumiram óleo de peixe. Também foi mostrado que quanto maior a dose de óleo de peixe, maior a diminuição nos níveis de triglicérides. Além disso, o consumo de ácidos graxos ômega-3, peixe e óleo de peixe têm mostrado reduzir todas as causas de mortalidade e vários desfechos de doenças cardiovasculares, como morte súbita, morte cardíaca e infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco. De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, já que o consumo de ácidos graxos ômega-3 tem sido demonstrado em vários estudos para diminuir os níveis de triglicérides, e como altos níveis de triglicérides têm se mostrado um fator de risco para diabetes, ômega-3 consumo de ácidos graxos pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver diabetes.

Vários estudos têm mostrado que o consumo de ácidos graxos ômega-3 pode ajudar a melhorar os resultados clínicos para aqueles com artrite reumatóide. Por exemplo, um estudo relatado pelo Escritório de Suplementos Dietéticos mostrou que o consumo de ácidos graxos ômega-3 reduziu a necessidade de medicação corticosteróide, que ajuda no alívio da dor, naqueles indivíduos com artrite reumatóide. Além disso, o consumo de ácidos graxos ômega-3 mostrou reduzir a contagem de articulações dolorosas, ou o número de articulações suscetíveis à dor, naqueles indivíduos com artrite reumatoide.

Função cognitiva

Ácido alfa-linolênico, um tipo de ácido graxo ômega-3, é convertido no corpo para o ácido eicosapentaenóico ácidos graxos, ou EPA e ácido docosahexaenóico, ou DHA. O Escritório de Suplementos Dietéticos relata que o consumo total de ácido graxo ômega-3 e o consumo de DHA foram associados a uma redução significativa na incidência da doença de Alzheimer. No entanto, novos estudos com amostras maiores precisam ser feitos para confirmar tais achados antes que novas afirmações possam ser feitas sobre os efeitos protetores do ácido graxo ômega-3 contra a doença.