casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Alimentos para Neurogênese

A neurogênese é o processo através do qual novos neurônios - os blocos básicos de construção do sistema nervoso central - são produzidos. Os cientistas acreditavam que a neurogênese ocorreu apenas em organismos recém-desenvolvidos, mas pesquisas modernas confirmaram que o processo continua ao longo da vida, de acordo com o Departamento de Biologia do Wellesley College. Diversos fatores determinam a taxa na qual novos neurônios se desenvolvem. Os alimentos que você come e quanto come, estão entre esses fatores.

Resultados da neurogênese em adultos Até o final da década de 1990, acreditava-se amplamente que você nasceu com um certo número de neurônios, o total dos quais diminuiu com o avançar da idade e, por vezes, a um ritmo acelerado por causa de doenças ou decisões de estilo de vida ruins. O melhor que você poderia esperar era diminuir a velocidade com que seus neurônios desapareciam. Essa teoria mudou para sempre com um estudo marco-sueco que foi publicado na edição de novembro de 1998 da revista Nature Medicine. Pesquisadores do Hospital Universitário Sahlgrenska, em Gotemburgo, na Suécia, e do Instituto Salk de Estudos Biológicos em La Jolla, Califórnia, revelaram descobertas que indicaram que “o hipocampo humano retém sua capacidade de gerar neurônios ao longo da vida”. Nos anos seguintes a essa descoberta, os pesquisadores procuraram descobrir maneiras pelas quais o processo de neurogênese pudesse ser estimulado através de dieta ou outros meios. Rich Foods Review, Dean Ornish, MD, um defensor de longa data para uma alimentação mais saudável e aumento de exercício, ofereceu seus pontos de vista sobre as maneiras pelas quais você pode estimular a neurogênese em um artigo publicado na edição de 7 de setembro de 2007 da Newsweek. No lado nutricional, ele observou que alimentos ricos em açúcar e gorduras saturadas retardam ou até mesmo detêm a taxa de neurogênese, enquanto alimentos que contêm altos níveis de antioxidantes. As epicatequinas ricas aceleram a neurogênese. Dos alimentos da última categoria, Ornish recomendou mirtilos, chá e quantidades moderadas de chocolate. Ele apontou que pequenas quantidades de álcool parecem aumentar a neurogênese, enquanto quantidades maiores diminuem a velocidade. Ele também observou que os opiáceos, nicotina e cocaína impedem o processo de neurogênese.

Resveratrol

Em um estudo destinado a avaliar o efeito - se houver - de resveratrol, que é encontrado em uvas e vinho tinto , sobre as anormalidades do hipocampo observadas na síndrome da fadiga crônica, ou CFS, uma equipe de pesquisadores japoneses criou um modelo animal de CFS. Os sintomas da síndrome foram induzidos em camundongos através de uma série de seis injeções do antígeno Brucella abortus. Os pesquisadores então trataram os ratos com resveratrol. Os sintomas do tipo CFS diminuíram e os camundongos mostraram evidências de uma neurogênese renovada nas regiões do hipocampo de seus cérebros. Pesquisadores publicaram suas descobertas na edição de março de 2011 do “Biological Pharmaceutical Bulletin”.

Ácidos graxos ômega-3

Em uma entrevista de 2007 com “ScienceDaily”, Sandrine Thuret, do Kings College de Londres, discutiu alguns de seus descobertas em estudos in vitro e em animais sobre a neurogênese. Ela descobriu que os ácidos graxos ômega-3 podem estimular taxas acentuadamente aumentadas de desenvolvimento de células neuronais. Ela relatou um aumento de 40% na taxa de neurogênese do hipocampo quando os ácidos graxos ômega-3 foram adicionados a uma placa de cultura celular contendo células hipocampais adultas. Thuret também disse que uma dieta moderadamente restrita em calorias parece estimular a neurogênese. Isso ocorreu quando animais de laboratório foram alimentados com uma dieta 10 por cento mais baixa que a dieta normal. , , ] ]