Todos os alimentos desempenham um papel na saúde do seu corpo. Algumas são mais cruciais que outras para o desempenho ideal de um órgão ou sistema específico. O cérebro precisa de gorduras, proteínas, carboidratos e micronutrientes. O Instituto Franklin usa um conceito de pirâmide de quatro lados para descrever como ácidos graxos, aminoácidos, glicose e micronutrientes trabalham juntos para construir, manter, alimentar e reparar seu cérebro.
Ácidos graxos
Omega-3 e Os ácidos graxos ômega-6 compõem quase dois terços do seu cérebro, de acordo com o Instituto Franklin. Moléculas de ácidos graxos compõem a camada externa de neurônios - que transmitem informações por todo o cérebro - e são componentes dietéticos cruciais para a saúde do cérebro. A maioria das frutas e verduras não é conhecida por conter gordura, mas outras o fazem. Os abacates são uma fonte saborosa e versátil, e também o coco. Você também precisa de ácido alfa-linolênico, uma gordura ômega-3 que os vegetais de folhas verdes proporcionam. O milho fornece um pouco de ácido linoleico, outro ácido graxo essencial.
Aminoácidos
Seu cérebro precisa de aminoácidos, que são fornecidos pela proteína, para nutrir as células. As melhores fontes para proteínas completas, é claro, são carnes e laticínios. Alguns vegetais, no entanto, oferecem alguns dos aminoácidos que seu cérebro precisa, como triptofano, fenilalanina e tirosina. Frutas e vegetais ricos em vitaminas C e E também desempenham um papel na proteção dos neurônios contra danos causados por moléculas de radicais livres. A tirosina pode ser obtida a partir de abacates, bananas, feijões e algumas sementes. Feijões secos - leguminosas - e vegetais de folhas verdes fornecem aminoácidos essenciais.
Glicose
Sem carboidratos, seu corpo não recebe a glicose necessária para alimentar as células. A glicose é o único combustível para as células do seu cérebro, de acordo com o Instituto Franklin, e influencia fortemente a função da memória. Alimentos ricos em carboidratos, bem como aqueles que são mais baixos no índice glicêmico, são melhores para o funcionamento geral e a longo prazo do cérebro. Praticamente todas as frutas e legumes fornecem alguns carboidratos.
Micronutrientes
Seu cérebro depende do oxigênio para sobreviver e funcionar. O Serviço de Pesquisa Agrícola do USDA continua a revelar dados sobre os numerosos tipos de micronutrientes que agem para equilibrar o oxigênio em seu cérebro. Essas moléculas complexas também funcionam contra moléculas de oxigênio de radicais livres que danificam as células. Comer uma grande variedade de frutas e vegetais fornece ao seu cérebro micronutrientes, especialmente as vitaminas E, C e A, além de luteína, beta-caroteno e licopeno. No topo da lista estão frutas cítricas, mirtilos, cerejas, amoras, vegetais crucíferos, como brócolis e repolho, e folhas verdes, como espinafre, verduras e couve.