casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes

Embora os rótulos dos fatos nutricionais sejam informativos sobre o conteúdo básico dos alimentos, eles não contam toda a história. É importante ir além das calorias, gorduras, proteínas e micronutrientes para descobrir benefícios adicionais à saúde dos alimentos que estão disponíveis para você. Se você gostaria de dar a sua dieta diária um impulso nutricional extra, você deve saber quais alimentos são ricos em ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes.

Uma gordura saudável

Ácidos graxos ômega-3 são saudáveis gorduras insaturadas que ocorrem naturalmente em peixes e fontes de plantas e devem ser responsáveis ​​por pelo menos uma parte do seu consumo diário de gordura. Estas gorduras saudáveis ​​têm sido associadas à diminuição dos triglicerídeos e diminuição da inflamação no corpo. Eles poderiam reduzir o risco de doenças como artrite reumatóide, doenças cardíacas e depressão. Os alimentos mais ricos em ácidos graxos ômega-3 incluem salmão, azeite de oliva, nozes, semente de linho e alguns produtos fortificados, como ovos com gorduras ômega-3 adicionadas.

Papel de antioxidantes

Antioxidantes são nutrientes que ajudam proteger as células e tecidos do corpo contra os efeitos dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis ​​que podem causar danos às células, levando a doenças e envelhecimento. Beta-caroteno, selênio, vitamina E e vitamina C são todos nutrientes que funcionam como antioxidantes. Os alimentos que são especialmente ricos em antioxidantes incluem mirtilos, cranberries, framboesas, feijão - marinho, pinto ou feijão, por exemplo - alcachofras, batatas castanhas, nozes e nozes.