Se você tem uma história familiar de degeneração macular, melhorar sua nutrição pode ajudar a evitar que você desenvolva a doença. A degeneração macular é uma destruição lenta da mácula do olho - e a mácula é a parte do olho que é responsável pela visão clara e nítida. A degeneração macular é a principal causa de perda de visão em idosos, de acordo com o National Eye Institute. Além de comer uma dieta rica em certos nutrientes, você também deve evitar fumar, fazer exercícios regularmente e manter níveis saudáveis de colesterol e pressão arterial normal.
Os nutrientes que você precisa
Os nutrientes luteína e zeaxantina ajudam a prevenir degeneração macular, de acordo com a American Optometric Association. Ambos são tipos de antioxidantes chamados carotenóides. A retina do olho contém depósitos ricos de luteína e zeaxantina. Ajudam os olhos a filtrar os comprimentos de onda azuis nocivos da luz, o que protege a sua visão e mantém as células saudáveis. Estes antioxidantes também desempenham um papel na neutralização de radicais livres potencialmente nocivos em seus olhos. A American Optometric Association sugere que você consuma 10 miligramas de luteína e 2 miligramas de zeaxantina diariamente para reduzir o risco de degeneração macular. Um artigo de julho de 2006 na revista "Ophthalmology", observa que os ácidos graxos ômega-3 também podem desempenhar um papel na prevenção da degeneração macular, mas mais pesquisas são necessárias para apoiar estes resultados.
Frutas são boas, mas -
Frutas não fornecem muita luteína e zeaxantina como vegetais, mas ainda são uma maneira nutritiva de ajudar a atender a ingestão recomendada para evitar problemas oculares. Laranjas, tangerinas, papaias, pêssegos, melões, toranjas, kiwi e uvas, todos contêm luteína e zeaxantina. Coma essas frutas crus como um lanche ou além de uma refeição. Para uma salada de frutas refrescante e nutritiva, combine uma variedade dessas frutas fatiadas ou em cubos. Você também obterá os nutrientes que protegem a visão do suco dessas frutas. No entanto, para evitar o açúcar adicionado, procure por versões totalmente naturais e sem açúcar do suco.
Legumes são melhores
A melhor fonte de luteína e zeaxantina são os vegetais e as frutas. Vegetais verdes folhosos, como couve, nabo, couve, espinafre e alface são os alimentos mais ricos em luteína. Comer mais cozido no vapor, verduras fritas ou crus pode ajudar a prevenir a degeneração macular. Brócolis, milho, ervilha, couve de Bruxelas e feijão verde também lhe dão luteína e zeaxantina, de acordo com a Fundação Americana de Degeneração Macular. Coma esses vegetais sozinhos, como acompanhamentos ou junte-os a sopas, pimentões e guisados para uma nutrição extra para proteger sua visão.
Seus olhos e ômega-3
Enquanto a conexão entre a degeneração macular e o ômega-3 Ácidos graxos ainda não são totalmente compreendidos, obtendo mais destas gorduras essenciais em sua dieta pode ajudar. As pessoas que consomem peixe como parte de sua dieta regular tendem a desenvolver menos degeneração macular do que aquelas que não o fazem, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Peixes gordurosos, como salmão, atum, alabote e cavala, são excelentes fontes de ácidos graxos ômega-3. Linhaça, sementes de abóbora, óleo de soja e nozes contêm ácido alfa-linolênico, um precursor dos ácidos graxos ômega-3 em seu corpo. Tente aumentar sua ingestão desses alimentos para além de alimentos ricos em luteína e zeaxantina.