A inflamação é definida como uma resposta dos tecidos do corpo a lesões ou irritação. Pode ser caracterizada por dor, inchaço e /ou vermelhidão. Inflamação subjacente muitas condições e doenças, tais como doenças cardíacas, câncer, doença inflamatória intestinal (DII) e artrite. Padrões alimentares e até alimentos específicos podem estar ligados ao processo inflamatório. Consumir certos alimentos vegetais, bem como gorduras saudáveis, ervas e especiarias está associado com uma diminuição da inflamação.
Frutas e Legumes
Fitoquímicos são compostos encontrados em alimentos vegetais que oferecem combate a doenças, benefícios antioxidantes. Dois grupos de fitoquímicos desempenham um papel na modulação do processo inflamatório. Eles são os carotenóides e flavonóides. Estes fitoquímicos são encontrados em abundância em frutas e legumes coloridos e devem ser consumidos livremente para ajudar a reduzir a inflamação. Alimentos ricos em carotenóides incluem cenoura, tomate, batata doce, abobrinha, damasco, abóbora e melão. Alimentos ricos em flavonóides incluem bagas, frutas cítricas, uvas roxas, vegetais de folhas verdes escuras, soja, beterraba, chá e vinho tinto. Um flavonóide específico, a quercetina, pode ser particularmente útil para reduzir a inflamação. Alimentos que oferecem quercetina incluem maçãs e cebolas. Abacaxi é único na medida em que contém uma enzima digestora de proteínas chamada bromelaína, que é um poderoso agente anti-inflamatório.
Omega-3 gorduras, Azeites e Nozes
Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 são anti-inflamatórios. Isso porque essa classe de nutrientes é um precursor de compostos antiinflamatórios no organismo. Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 incluem: peixes, como salmão, sardinha, atum e outros peixes de água fria; nozes; e sementes, especialmente sementes de linho, nozes e soja. Azeite extra virgem é outro alimento que oferece um tipo diferente de ácidos graxos saudáveis (gorduras monoinsaturadas). O azeite virgem extra é rico em dois nutrientes antioxidantes muito originais, chamados oleuropeína e hidroxitirosol, que podem reduzir a inflamação. Além de ser uma excelente fonte de gorduras ômega-3, as nozes aumentam a quantidade de um produto químico anti-inflamatório no corpo conhecido como adiponectina. A adiponectina é particularmente benéfica para reduzir a inflamação associada à doença cardiovascular.
Especiarias anti-inflamatórias
A curcumina é o componente laranja-amarelo da cúrcuma e é uma especiaria freqüentemente encontrada em curry em pó. De acordo com um estudo publicado em janeiro de 2007 pelo "Journal of Clinical Immunology", a curcumina tem sido comprovada nos últimos 20 anos como um potente promotor do sistema imunológico. Também reduz a expressão de muitos compostos pró-inflamatórios no corpo. Os cravos contêm dois fitoquímicos flavonóides anti-inflamatórios chamados kaempferol e rhamnetin. O gengibre também contém potentes compostos anti-inflamatórios conhecidos como gingeróis. Eles são particularmente benéficos para diminuir a inflamação tanto na osteoartrite quanto na artrite reumatóide.