O óleo da árvore do chá, derivado das folhas da árvore Melaleuca alternifolia, tem muitos usos tradicionais devido às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Pode ser útil para o tratamento de inflamação associada a acne, pé de atleta e caspa, segundo a Associação Americana de Médicos de Família (AAFP). A caspa é frequentemente associada a uma doença de pele chamada dermatite seborréica.
A caspa pode se desenvolver quando o couro cabeludo está muito seco e pedaços de pele escamosas, ou quando um couro cabeludo oleoso não é lavado com freqüência suficiente. Muitos com caspa têm um distúrbio cutâneo crônico chamado dermatite seborréica. Este distúrbio envolve escamas gordurosas espessas e coceira, como observado pelo AAFP. Nos bebês, a condição é chamada de berço. Cerca de 3 a 5 por cento da população tem dermatite seborréica, de acordo com um artigo publicado na edição de julho de 2008 do "Journal of Drugs in Dermatology". Pode ser devido a uma infecção com a levedura Malassezia, também conhecido como Pityrosporum.
Tratamento
Tratamento para dermatite seborreica se concentra em eliminar a infecção por fungos e controlar a inflamação, de acordo com o "Journal of Drugs in Dermatology "artigo. Os xampus e outras preparações indicadas para essa condição têm propriedades antifúngicas, antiinflamatórias e ceratolíticas, e esteróides tópicos também podem ser usados. Shampoo com 5 por cento de óleo da árvore do chá força é uma alternativa eficaz e bem tolerada para a dermatite seborréica, de acordo com a AAFP.
O óleo da árvore do chá tem propriedades antifúngicas e é eficaz contra a levedura Pityrosporum, de acordo com pesquisa publicada na edição de dezembro de 2002 do "Jornal da Academia Americana de Dermatologia". Durante este estudo, o grupo que usou xampu de óleo de árvore de chá 5 por cento experimentou uma melhoria de 41 por cento na gravidade dos sintomas em comparação com 11 por cento do grupo placebo após quatro semanas, particularmente em sintomas de coceira e oleosidade.> Shampoos de óleo de tea tree estão disponíveis em lojas que vendem produtos naturais para o cabelo. Você também pode adicionar 100 por cento de óleo da árvore do chá ao seu xampu favorito, como observado por Healthy Oil Planet. Despeje uma pequena quantidade de xampu na palma da sua mão, adicione algumas gotas de óleo orgânico da árvore do chá e massageie a mistura no couro cabeludo. Deixe o xampu em seu cabelo por cinco minutos antes de enxaguar.
Segurança
O óleo da árvore do chá só deve ser usado topicamente, porque é tóxico quando tomado internamente. Algumas pessoas podem experimentar uma reação alérgica da pele ao óleo da árvore do chá. O estudo "Revista da Academia Americana de Dermatologia" não encontrou nenhum efeito negativo associado ao xampu do óleo de melaleuca.