casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Substâncias Alimentares Necessárias para o Crescimento e Manutenção de Células Corporais

O motivo pelo qual você precisa consumir alimentos é ingerir nutrientes que seu corpo usa para manter as células. Alguns desses nutrientes são usados ​​pelas células para fornecer energia. Outros se tornam os blocos de construção para produtos celulares; ainda outros nutrientes participam de reações químicas que fazem parte do crescimento e manutenção celular.

Tipos de Nutrientes

Existem duas classes principais de nutrientes - macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes incluem proteínas, gorduras e carboidratos. As células usam isso para suprir as necessidades imediatas de energia e também armazená-las em várias formas para uso posterior de energia. Os micronutrientes incluem vitaminas e minerais. Seu corpo depende disso para participar de várias reações químicas que estão envolvidas no crescimento e manutenção celular, mas elas não fornecem energia às suas células.

Suas células se envolvem em muitos processos cada dia, alguns dos quais queimam energia. O crescimento celular e a manutenção das células do corpo, como a produção de substâncias químicas para fins de comunicação, o reparo de danos celulares e a formação de novas células para substituir os antigos, são todos processos dependentes de energia. Explica Dr. Lauralee Sherwood em seu livro "Human Physiology", enquanto sua energia precisa aumentar se você estiver ativo e se movimentando, suas células estão tremendamente ativas, mesmo se você estiver em repouso, então você precisa de um suprimento constante de moléculas de energia.

Macronutrientes

Os macronutrientes que fornecem energia - carboidratos, proteínas e gordura - são compostos de pequenas moléculas que suas células queimam quimicamente para liberar energia. Quando você digere comida, você quebra grandes moléculas de nutrientes em moléculas menores que o seu intestino absorve, observa o Dr. Gary Thibodeau em seu livro "Anatomy and Physiology". As células absorvem as pequenas moléculas nutrientes da corrente sanguínea e as combinam com o oxigênio, para produzir ATP, uma molécula de energia química. Suas células, em seguida, usam o ATP para alimentar suas atividades.

Micronutrientes

A maioria dos processos no corpo requer enzimas, que são produtos químicos que ajudam as reações ocorrem mais rapidamente do que de outra forma, explicam os Drs. Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Bioquímica". Muitos dos micronutrientes, incluindo a maioria das vitaminas, auxiliam na função enzimática. Sem vitaminas, suas enzimas não são capazes de funcionar e as células não podem produzir energia a partir de macronutrientes. Os minerais auxiliam nas funções enzimáticas ou ajudam a manter o equilíbrio de fluidos, o que mantém as células vivas e capazes de se comunicar umas com as outras.

Enquanto o corpo precisa de substâncias alimentares para funcionar em nível celular, mais de qualquer nutriente do que o corpo precisa não o ajuda a funcionar melhor - de fato, muito de um nutriente pode ter efeitos prejudiciais. Muita nutrição que fornece energia leva ao ganho de peso e aos problemas de saúde associados à obesidade. O consumo excessivo de muitas vitaminas - especificamente as vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K - pode levar a efeitos adversos e reações de toxicidade.