O estresse afeta sua saúde, possivelmente resultando em sintomas como inquietação, depressão, comer demais, dores de cabeça, problemas de sono ou dores musculares. Consulte o seu médico se estiver estressado, pois pode causar outros problemas médicos, como um ataque cardíaco. Se você está estressado, você deve considerar complementar sua dieta com alimentos nutritivos que são ricos em vitaminas específicas, pois podem ser eficazes na redução ou tratamento do estresse.
Vitamina C
A vitamina C pode ser eficaz em ajudar para aliviar o estresse, de acordo com Samuel Campbell, Ph.D., da Universidade do Alabama em Huntsville, que apresentou suas descobertas à American Chemical Society em 1999. Uma ingestão regular e adequada de vitamina C pode ajudar a alterar a resposta normal do corpo ao lidar com o estresse. O estudo de Campbell descobriu que a vitamina C ajuda a reduzir os níveis de cortisol e corticosterona, os hormônios do estresse no sangue. A vitamina C é rica em certos alimentos, como folhas verdes cozidas, manga, laranja e cranberries.
Vitamina A
A vitamina A, por causa de suas propriedades antioxidantes, pode ajudá-lo a lidar com o estresse. A vitamina A é essencial para a redução do estresse, uma vez que seus antioxidantes auxiliam seu corpo em sua capacidade de lidar com o estresse e seus sintomas associados de forma eficiente. A vitamina A pode ser encontrada em muitos alimentos, como óleo de peixe, abóbora, espinafre, carne, cenoura, ovos, grapefruit rosa e alabote.
Vitamina B-1
A vitamina B-1 é muitas vezes referida como uma vitamina "anti-stress", uma vez que melhora a capacidade do seu corpo para lidar com o estresse e também aumenta a força do seu sistema imunológico. Você deve considerar o aumento da ingestão de vitamina B-1 em sua dieta, se você está sofrendo de estresse, pois pode ajudar a promover a produção de trifosfato de adenosina, uma importante transportadora de energia que as células usam para energia. A vitamina B-1 pode ser encontrada em alimentos como cereais enriquecidos, carne de porco e germe de trigo.
Vitamina B-6
A vitamina B-6, ou piridoxina, ajuda o corpo a lidar com o estresse, ajudando na produção de serotonina e norepinefrina, dois hormônios responsáveis por influenciar o seu sangue. Baixos níveis de serotonina em seu corpo podem resultar em depressão ou estresse, e a vitamina B-6 ajuda a fabricar a serotonina, por isso é essencial ter um suprimento adequado de vitamina B-6 em sua dieta. Boas fontes de vitamina B-6 incluem alimentos como sementes de girassol, cenoura, peru, camarão, espinafre e atum.