O selênio é um mineral que seu corpo precisa em pequenas quantidades para produzir certas enzimas. Você pode obter selênio de alguns dos alimentos que você come, e também está disponível como um suplemento dietético. O selênio pode se tornar tóxico em níveis altos. Converse com seu médico antes de tomar suplementos de selênio.
Selenoproteínas
O selênio é necessário para a produção de selenoproteínas, que são enzimas que funcionam como antioxidantes que protegem as células do corpo de danos causados pelos radicais livres. Os radicais livres são subprodutos da oxidação e podem ocorrer durante o metabolismo normal, mas você também pode estar exposto a radicais livres na fumaça, poluição ou outras exposições tóxicas. Seleneoproteínas também ajudam a regular a função da glândula tireóide e ajudam o sistema imunológico.
Selênio e câncer
De acordo com o Departamento de Suplementos Dietéticos, a morte por certos tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, colorretal e próstata, é menor entre pessoas que têm uma maior ingestão de selênio. As taxas de um tipo de câncer de pele chamado melanoma são mais baixas em partes dos Estados Unidos, onde os níveis de selênio no solo são mais altos. As potenciais propriedades anticancerígenas do selénio podem ser devidas às suas capacidades antioxidantes ou porque podem retardar o crescimento de tumores.
Fontes de selénio
O Instituto de Medicina define as doses de referência dietéticas para o selénio a 55 mcg por dia para adultos. Fontes alimentares à base de plantas contêm mais selênio, mas essa quantidade depende da quantidade de selênio no solo onde as plantas foram cultivadas. Castanha do Brasil contém mais selênio do que qualquer outro alimento, com 544 mcg por 1 onça. servindo. Atum, carne bovina, produtos de trigo, aveia, arroz e nozes também são boas fontes de selênio.
Deficiência de selênio
Deficiência de selênio é rara nos Estados Unidos, mas quando ocorre, geralmente é como resultado de doença gastrointestinal grave. A deficiência de selênio pode levar a doenças cardíacas, hipotireoidismo e enfraquecimento do sistema imunológico. Três doenças são devidas à deficiência de selênio: a doença de Keshan causa problemas cardíacos em crianças, a doença de Kashin-Beck causa um tipo de artrite e o cretinismo endêmico mixedematoso resulta em retardo mental.