casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quais minerais transformam aminoácidos em dopamina e serotonina?

Os neurotransmissores são mensageiros químicos que ajudam a transmitir impulsos através do cérebro e do sistema nervoso. Eles são liberados nas lacunas microscópicas, chamadas sinapses, entre os neurônios adjacentes, propagando assim um impulso de um nervo para o outro. A dopamina e a serotonina, dois importantes neurotransmissores do organismo, são produzidas pela conversão enzimática de aminoácidos. As enzimas que catalisam essas conversões requerem a ajuda de outros nutrientes, incluindo vitaminas e minerais.

Serotonina

A serotonina é produzida no cérebro e no trato gastrointestinal a partir da conversão enzimática do aminoácido L-triptofano. Neste processo de duas etapas, o L-triptofano é convertido em 5-hidroxi-L-triptofano, ou 5-HTP, por uma enzima chamada triptofano hidroxilase, ou TPH. A TPH requer a tetraidrobiopterina, um cofator contendo nitrogênio, para realizar essa etapa inicial. No segundo passo, outra enzima chamada aminoácido decarboxilase, ou AADC, converte o 5-HTP em serotonina. De acordo com um estudo de 1995 do "Journal of Neural Transmission", a atividade da AADC é aumentada pelo piridoxal-5-fosfato, uma forma ativada da vitamina B-6.

Dopamina

A dopamina é derivada da amina. L-tirosina ácida em um processo de dois estágios que espelha a síntese de serotonina. Na primeira etapa, a tirosina hidroxilase converte a L-tirosina em L-dopa, mais uma vez usando a tetraidrobiopterina como cofator. A L-dopa é então convertida em dopamina pela AADC, usando piridoxal-5-fosfato como cofator. "Molecular Genetics and Metabolism" relatou que uma desordem genética chamada deficiência de AADC, na qual a descarboxilase de aminoácidos é apenas parcialmente funcional, pode ser melhorada pelo tratamento com piridoxal-5-fosfato.

Minerais

Tanto a tirosina hidroxilase como a triptofano hidroxilase contêm ferro. Como este elemento metálico integral alterna entre dois estados eletrônicos, ele ajuda a regular a atividade das enzimas hidroxilase, de acordo com uma revisão de fevereiro de 2006 em "Bioquímica". Magnésio e zinco ajudam a potencializar as atividades da serotonina e da dopamina, mas não estão intimamente envolvidos na síntese de neurotransmissores. Recomendações de ingestão de proteína adequada geralmente garante um fornecimento suficiente de precursores de aminoácidos para a síntese de neurotransmissores. Dr. Elson Haas, autor de "Manter-se Saudável com Nutrição", recomenda uma ingestão diária de 0,8 gramas de proteína por quilo de peso corporal magro, ou cerca de 0,4 gramas por quilo. Recomendações dietéticas recomendadas para a vitamina B-6 variam de 0,1 miligrama para crianças a 2 miligramas para mulheres lactantes. Necessidades diárias de ferro variam de 0,27 miligrama para crianças a 27 miligramas para mulheres grávidas. Os requerimentos de magnésio variam de 30 miligramas para bebês até 420 miligramas para homens adultos, e os requerimentos de zinco variam de 2 miligramas para bebês até 14 miligramas para mulheres grávidas.

, , ] ]