O ácido desoxirribonucleico, ou DNA, é encontrado dentro do núcleo de quase todas as células do corpo humano. Ele fornece as instruções necessárias para construir todas as proteínas de todos os tecidos e órgãos. Ao longo da sua vida, certas células mantêm a capacidade de se replicar para substituir células antigas ou disfuncionais por novas células. A replicação celular requer a síntese de um novo DNA, de modo que as células-filhas contenham as plantas necessárias para que funcionem adequadamente. O DNA de um ser humano contém informações para cerca de 30.000 genes diferentes. A maquinaria celular usada para sintetizar o DNA está sujeita a erros ocasionais, desde a replicação celular totalmente imperceptível até a incontrolável. Como alguns dos erros podem levar à disfunção e doença tecidual, é importante manter o DNA protegido e em boas condições de funcionamento. Certas vitaminas são importantes para a síntese adequada do DNA.
Vitamina B6
A vitamina B6 é convertida pelo organismo em uma importante coenzima chamada fosfato de piridoxal, ou PLP. Esta coenzima participa na síntese de ácidos nucleicos. A informação armazenada no ADN é codificada por combinações triplicadas específicas de apenas quatro ácidos nucleicos: guanina, adenina, citosina e timina.
Folato e Vitamina B12
O folato, também conhecido como ácido fólico ou folacina, é convertido pelo corpo em tetrahidrofurano ou THF por vitamina B12. A vitamina B12 e o THF são ambos importantes na síntese das bases nucleotídicas que contribuem para a informação contida no DNA.
Vitaminas C e E
As vitaminas C e E são protectoras do ADN porque servem como antioxidantes. . As reações bioquímicas que as células sofrem durante o metabolismo normal produzem uma série de substâncias eletricamente carregadas conhecidas como radicais livres. Antioxidantes como as vitaminas C e E são capazes de neutralizar os radicais livres, impedindo assim que danifiquem o DNA e os tecidos.
Fósforo e zinco
O zinco e o fósforo são amplamente usados na síntese do DNA. O fósforo é necessário para produzir a "espinha dorsal do fosfato" da hélice do DNA, enquanto o zinco é usado pelas enzimas que iniciam a replicação do DNA.