casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Que vitaminas são necessárias para um pensamento claro?

Como observado por muitos pesquisadores ao longo dos anos, incluindo aqueles do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos EUA, a nutrição e a função cognitiva estão profundamente interligadas. Sem uma ingestão suficiente de vitaminas, minerais e outros nutrientes, o cérebro simplesmente não consegue atuar em níveis ótimos. Ajustar a dieta diária ou usar suplementos nutricionais para garantir uma ingestão adequada das vitaminas necessárias para um pensamento claro pode fazer a diferença na função cognitiva diária e na saúde do cérebro.

Vitaminas B

As vitaminas do complexo B são vitais para a saúde do cérebro e função cognitiva, de acordo com um artigo de 2004 da "Psychology Today". “Deficiências severas”, como declarado pelo artigo, “de várias vitaminas do complexo B têm mostrado efeitos profundos no cérebro.” Entre elas estão anormalidades mensuráveis ​​nas ondas cerebrais, mau funcionamento da memória e níveis mais altos de depressão, ansiedade, confusão, dificuldade de concentração e irritabilidade. Além disso, o artigo explica, “mesmo as deficiências marginais das vitaminas do complexo B podem causar distúrbios no EEG e inibir o desempenho mental”. Em outras palavras, a função cerebral e o humor podem ser afetados por déficits comparativamente pequenos na ingestão diária de vitaminas B. O complexo de vitamina B é essencial para limpar o pensamento.

Vitaminas C e E Antioxidantes

Em 2001, a Extensão Cooperativa do Alabama fez notar a estreita relação entre vitaminas e função cerebral. Além de ressaltar a importância das vitaminas B, um artigo do nutricionista Dr. Robert E. Keith, do Nutrition Cooperative Extension System, explicou a importância das vitaminas antioxidantes C e E na função cerebral. Dr. Keith discutiu os efeitos “de substâncias gordurosas na corrente sanguínea se ligando às paredes arteriais e passando por um processo conhecido como oxidação” na cognição. A oxidação leva à formação de placa, que pode reduzir e até mesmo, após o tempo, bloquear o fluxo sanguíneo para o cérebro, tendo um impacto negativo na função cerebral. Segundo o médico, no entanto, "estudos mostraram que as chamadas vitaminas" antioxidantes ", como C e E, podem funcionar indiretamente para prevenir a oxidação," observando que "os antioxidantes parecem ser eficazes mesmo em instâncias onde a função cerebral prejudicada já ocorreu. ”Antioxidantes têm um papel muito importante na função cognitiva e na saúde do cérebro.

Vitamina D

De acordo com um artigo“ Scientific American ”de 2009, estudos clínicos demonstraram claramente a relação entre suficiente vitamina D e função cerebral. As deficiências em vitamina D têm demonstrado estar associadas à função cognitiva prejudicada, incluindo “velocidade de processamento de informações mais lenta”. A conclusão foi repetida pelos cientistas do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil de Oakland, Joyce C. McCann, Ph.D., e Bruce N. Ames. , Ph.D. O estudo concluiu que há ampla evidência biológica para sugerir um papel importante para a vitamina D no desenvolvimento e função do cérebro, e que a suplementação para grupos cronicamente baixos é justificável. A vitamina D pode ser considerada uma das vitaminas essenciais para um pensamento claro e uma função cerebral ideal.