Envelhecimento, artrite ou falta de exercícios regulares podem contribuir para a falta de flexibilidade. A saúde articular e muscular influencia diretamente a flexibilidade e, de acordo com nutricionistas da Universidade do Havaí, pode ser afetada pela sua ingestão de vitaminas. Doses moderadas de vitaminas específicas também foram encontradas para aliviar o desconforto relacionado à artrite e ajudar a manter a resistência óssea, assim como melhorar a flexibilidade. Comer uma dieta saudável e balanceada pode fornecer as vitaminas que seus músculos e articulações precisam para se manterem saudáveis e flexíveis.
Vitamina D
A vitamina D funciona com cálcio para proteger as articulações e fortalecer os ossos. pode levar a uma melhor flexibilidade. A vitamina D é freqüentemente adicionada a produtos lácteos, como leite e iogurte, e também é encontrada em peixes e óleos de peixe. Seu corpo também pode produzir vitamina D quando a sua pele é exposta à luz solar, mas certifique-se de usar protetor solar se for ao ar livre por um tempo.
Vitamina B
Várias vitaminas B podem oferecer aumento flexibilidade. A vitamina B-3, ou niacina, é encontrada em atum, cogumelos, frutos do mar, aspargos, tofu e sementes de girassol. Alguns estudos sugerem que a niacina pode reduzir muito o risco de desenvolver osteoartrite, de acordo com Nathan Wei, MD, um reumatologista certificado. A vitamina B-5, ou ácido pantotênico, é fornecida por alimentos como ovos, soja, gérmen de trigo, cereais integrais, lentilhas e amendoim. A vitamina B-6 é encontrada na carne, peixe, nozes, legumes e bananas.
Vitamina C
A vitamina C é "essencial para fazer proteínas específicas que fazem parte da cartilagem articular" e pode ser "um especialmente nutriente importante para a saúde das articulações ”, de acordo com a Universidade do Havaí. Alimentos ricos em vitamina C incluem frutas e vegetais, como brócolis, repolho, melão, couve-flor, frutas cítricas, folhas verdes escuras, mangas, pimentão vermelho, espinafre e morangos.
Vitamina E
Como a vitamina C, vitamina E contém antioxidantes, que algumas pesquisas sugerem que podem ajudar na saúde das articulações, observa a Universidade do Havaí. A vitamina E pode ajudar a aliviar cãibras nas pernas e dor associada à osteoartrite, aliviando a inflamação. Segundo o site Alive, a vitamina E também previne cicatrizes internas e ajuda a reparar os tecidos conjuntivos. Alimentos naturalmente ricos em vitamina E incluem nozes como amêndoas, avelãs, nozes, sementes de girassol e sementes de cártamo; grãos integrais, como gérmen de trigo e farinha de trigo integral; vegetais de folhas verdes escuras, como acelga, mostarda e nabo; e abacates