Segundo apenas ao cálcio, o fósforo é um dos minerais mais abundantes encontrados em seu corpo. Quase todo o fósforo em seu corpo está na forma de fosfato e tem uma série de funções cruciais na saúde humana, algumas das quais podem ser uma surpresa. Porque é abundante na dieta, a deficiência é rara fora dos casos de doenças hereditárias e fome severa.
Fósforo na Alimentação
O fósforo é um mineral essencial para a saúde humana. Para adultos, a ingestão dietética recomendada de fósforo é de 700 miligramas por dia, segundo o Instituto Linus Pauling. Você pode facilmente obter isso através de sua dieta, pois a maioria dos alimentos contém pelo menos algum fósforo. Fontes ricas de fósforo incluem salmão, iogurte, leite, linguado, peru, frango, carne, lentilhas e amêndoas.
O cálcio é mais comumente conhecido por seu papel na saúde óssea. No entanto, seu corpo precisa de cálcio e fosfato para construir e manter seus ossos fortes. A principal função do fosfato está na formação de seus ossos e dentes. A maior parte do fosfato em seu corpo - cerca de 85% - é encontrada em seus ossos e dentes, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. O fosfato de cálcio é a forma incorporada nos ossos.
Produção de energia
Seu corpo depende do fosfato como componente para produzir energia. De fato, toda a produção e armazenamento de energia depende de compostos derivados do fosfato, segundo o Instituto Linus Pauling. Ele desempenha um papel crítico na produção de adenosina trifosfato, ou ATP, uma molécula de alta energia que você precisa para energia. O fosfato é um componente importante do fosfato de creatina também. O fosfato de creatina é outro composto de alta energia. Ele é armazenado em seus músculos e é usado para converter o nucleosídeo adenosina difosfato em ATP.
Outras Funções
Seu corpo usa um número de compostos derivados do fosfato para ativar vários hormônios, enzimas e moléculas de sinalização celular. O fósforo também ajuda o corpo a manter o equilíbrio adequado do pH e a regular os níveis de vitamina D. Ela ajuda seus rins a filtrar produtos residuais e é necessária para o crescimento e a manutenção adequados, a reparação de tecidos e a produção de DNA e RNA, que armazenam e transmitem informações genéticas. Além disso, o fósforo ajuda a reduzir a dor após um treino extenuante, de acordo com o UMMC.