As necessidades de oxigênio do cérebro não são tão simples quanto obter oxigênio suficiente. A manutenção de níveis saudáveis de oxigênio no cérebro é uma questão de duas coisas: fornecer oxigênio benéfico suficiente e combater um tipo diferente e potencialmente prejudicial de oxigênio chamado de radicais livres. Em ambos os esforços, a nutrição pode ajudar.
Radicais Livres e Antioxidantes
Os radicais livres são na verdade um tipo de oxigênio que é extremamente instável e pode danificar as células do corpo, incluindo as células do cérebro. Antioxidantes ajudam a manter os radicais livres sob controle, impedindo-os de atacar outras células do corpo ou do cérebro. Sem o apoio de antioxidantes, os radicais livres podem causar declínio cognitivo e, possivelmente, levar ao derrame e doenças neurodegenerativas, como mal de Parkinson e Alzheimer. Antioxidantes também ajudam a proteger os glóbulos vermelhos que transportam oxigênio para o cérebro.
Frutas e Legumes
Frutas e legumes em geral são ricos em antioxidantes. Em uma reunião anual de cientistas de alimentos do Instituto de Tecnólogos em Alimentos, em 2001, frutas cítricas como laranjas e limões e vegetais crucíferos, incluindo brócolis e repolho, foram associados a um risco reduzido de derrame. Frutas e legumes azuis e roxos, como mirtilos e berinjela, são ricos em um tipo de antioxidante chamado proantocianidinas, considerado particularmente benéfico para o cérebro. Estas proantocianidinas são capazes de atravessar a barreira hemato-encefálica e podem, portanto, proteger contra os radicais livres solúveis em água e solúveis em gordura, prevenindo danos oxidativos nas paredes e no interior das células. Eles também são os primeiros antioxidantes a atacar os radicais livres, deixando outras vitaminas antioxidantes, como C e E, livres para desempenhar suas funções metabólicas normais.
Alimentos ricos em vitamina E
Vitamina E, contida em alta Concentrações de nozes, sementes e soja ajudam a suprir o cérebro com oxigênio benéfico de diversas maneiras. Como o principal antioxidante lipossolúvel que o corpo contém, desempenha um papel importante na prevenção de danos oxidativos no cérebro. Também ajuda a quebrar coágulos sanguíneos, ajudando a restaurar o fluxo livre de sangue e o oxigênio que transporta para o cérebro. A vitamina E também suporta a força e o funcionamento dos glóbulos vermelhos, a parte do sangue responsável por transportar oxigênio para as células do cérebro e do corpo. Outras fontes alimentares importantes de vitamina E incluem arroz integral, ovos caipiras, aveia e germe de trigo fresco. Pequenas quantidades também podem ser encontradas em couves de Bruxelas, brócolis e vegetais verdes folhosos escuros.
Alimentos ricos em ferro
O corpo requer ferro para produzir hemoglobina, a proteína dos glóbulos vermelhos responsável pelo transporte de oxigênio para as células. e tecidos do corpo e do cérebro. O ferro heme - a forma de ferro mais facilmente absorvida e utilizada pelo seu corpo - é encontrado principalmente em carne, peixe e aves. Você pode encontrar o ferro não-heme em alimentos à base de plantas, como espinafre e lentilhas. Enquanto seu corpo não pode absorver o ferro não-heme tão facilmente quanto o ferro heme, você ainda pode usá-lo para produzir hemoglobina.