casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Carnitina vs. L-Carnitina

Suas mãos esquerda e direita são basicamente imagens espelhadas uma da outra. Da mesma forma, cada aminoácido, exceto o mais simples, a glicina, vem em duas formas moleculares de imagem espelhada: dextro- e levo, para direita e esquerda, respectivamente. A forma L, incluindo a L-carnitina, é a única que está ativa no corpo. Tecnicamente carnitina refere-se a uma mistura de ambas as formas D e L, mas na maioria dos casos em que a carnitina é discutida no contexto de nutrição e suplementos, a carnitina é simplesmente uma forma abreviada de L-carnitina. p> As proteínas são compostas de longas cadeias de aminoácidos, que contêm os elementos carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio. Nestes compostos, uma molécula de carbono pode estar ligada a quatro grupos diferentes, e a mesma fórmula química pode representar duas moléculas que são imagens especulares umas das outras. Essa propriedade é chamada de quiralidade pelos químicos. As duas formas são chamadas D ou L na bioquímica, dependendo de como elas interagem com a luz polarizada no plano.

L-Carnitina no corpo

L-carnitina está envolvida no transporte de moléculas dentro e fora da as mitocôndrias, organelas em cada uma de suas células que produzem energia. A L-carnitina transporta os ácidos graxos para as mitocôndrias para serem transformados em energia e transportam resíduos metabólicos para fora da mitocôndria para remoção. L-carnitina não é um aminoácido essencial, pois seu corpo pode produzir tudo o que precisa na maioria dos casos.

Benefícios da L-carnitina

Nos casos em que o seu metabolismo ou circulação é prejudicado, seu corpo pode não ser capaz de produzir ou transportar quantidade suficiente de L-carnitina para o metabolismo adequado dos ácidos graxos. Pacientes com doenças cardiovasculares congestivas, diabetes tipo 2, doença renal e hipotireoidismo podem se beneficiar da suplementação com L-carnitina, embora mais pesquisas sejam necessárias. Nenhum estudo demonstrou conclusivamente quaisquer benefícios da suplementação de L-carnitina na perda de gordura ou desempenho atlético em indivíduos saudáveis.

Suplementação segura

A maioria dos estudos recomendou doses de L-carnitina entre 1 e 3 g por dia. Certifique-se de usar apenas L-carnitina e não uma mistura de D- e L-carnitina, como D-carnitina pode interferir com a eficácia da L-carnitina. L-carnitina pode interferir com um pequeno número de medicamentos; consulte seu médico antes de usar suplementos de L-carnitina se estiver tomando medicação diária ou se estiver sendo tratado de alguma condição médica.