Os ovos são ricos em vitaminas e minerais essenciais, como o selênio. Alimentos vegetais como grãos são naturalmente ricos em selênio porque absorvem o solo. Como as galinhas se alimentam de grãos, elas consomem selênio, que você obtém indiretamente comendo o ovo. Este importante oligoelemento tem várias funções em seu corpo, mas só é necessário em pequenas quantidades.
Funções do selênio
O selênio é um antioxidante, o que significa que elimina os radicais livres que limpam através de seu corpo e danificam as células . É especialmente poderoso quando está emparelhado com vitamina E, explica a Universidade de Maryland. Seu sistema imunológico depende de vestígios de selênio para ajudar a combater substâncias estranhas invasoras e manter a inflamação sob controle. Além disso, o selênio ajuda a função tireoidiana adequadamente, permitindo a produção eficaz de hormônios.
Selênio em ovos
Você precisa de 55 microgramas de selênio por dia, o que aumenta para 60 microgramas durante a gravidez e 70 microgramas se você estiver amamentação. A maioria do selênio nos ovos está localizada na gema. Uma clara de ovo de um ovo grande fornece 6,7 microgramas, enquanto o ovo inteiro fornece 15,9 microgramas, de acordo com o USDA National Nutrient Database para Referência Padrão
Benefícios Selênio tem inúmeros benefícios em sua saúde. As propriedades antioxidantes podem diminuir o risco de certos tipos de câncer, como câncer colo-retal, pulmão e próstata, informa o Escritório de Suplementos Dietéticos. O estresse oxidativo dos radicais livres pode aumentar o risco de doença cardíaca. O consumo de selênio dos ovos pode ser benéfico para o coração. Além disso, o selênio reduz e gerencia a inflamação, que pode ajudar se você tem uma condição inflamatória crônica, como artrite reumatóide.
Deficiência de selênio
Deficiência de selênio pode ocorrer se você tiver problemas gastrointestinais, como a doença de Crohn, irritável síndrome do intestino ou tiveram uma cirurgia de bypass gástrico, explica o Office of Dietary Supplements. Nos Estados Unidos, a deficiência de selênio é rara, mas há doença específica associada a ela. A deficiência severa de selênio pode levar à doença de Keshan, causando aumento do coração e mau funcionamento cardiovascular em crianças. Outras condições causadas pela deficiência de selênio incluem a doença de Kashin-Beck, que causa osteoartropatia, ou doença óssea e articular, e cretinismo endêmico mixedematoso, que leva ao retardo mental. Obter selênio adequado em sua dieta consumindo ovos no café da manhã algumas vezes por semana, reduz o risco de ter uma deficiência.
Toxicidade
É possível ter muito selênio, mas é muito raro. A maior quantidade de selênio que você deve consumir em um dia é de 400 microgramas; um ovo tem apenas cerca de 4% desse montante. A toxicidade do selênio é chamada de selenose, que causa desconforto gastrointestinal, perda de cabelo, mau hálito e fadiga.
, , ] ]