A vitamina B6 é um tipo de micronutriente - um nutriente necessário em quantidades muito pequenas. É encontrado em uma grande variedade de alimentos, como carne, banana, feijão, manteiga de amendoim, legumes, salmão, atum e cereais matinais fortificados. Juntamente com outras sete vitaminas, faz parte do complexo de vitamina B. Juntos, eles ajudam a governar grande parte do metabolismo - a matriz de reações químicas que sustentam a vida. No entanto, a vitamina B6 não pode ser usada diretamente como energia.
Calorias
A energia presente nos nutrientes é medida por uma unidade conhecida como caloria. Em termos técnicos, uma caloria é a quantidade de energia necessária para elevar um único grama de água a 1 grau Celsius. As calorias que existem nos nutrientes são, na verdade, energia química. Esta é a energia que existe nas ligações de moléculas, como a glicose de açúcar.
Energia
As células humanas usam uma molécula conhecida como ATP, ou trifosfato de adenina, para energia. O ATP contém três átomos de fósforo. Quando uma delas é cortada, energia suficiente é liberada para ativar funções como contrações musculares. O ATP é metabolizado através do processo de respiração celular, que primeiro requer algum tipo de molécula de entrada como a glicose. Existem apenas três nutrientes orgânicos que podem ser metabolizados em ATP pelas células: carboidratos, gorduras e proteínas. Portanto, eles são os únicos nutrientes que podem ser considerados como contendo calorias. Tão útil quanto a vitamina B6 é para o corpo humano, não existe em uma forma que pode ser usada como energia.
De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, a vitamina B6 desempenha um papel fundamental na produção de energia. É essencial para o metabolismo da hemoglobina, que transporta oxigênio através do sangue. O oxigênio é necessário para completar o metabolismo do ATP. A vitamina B6 também ajuda a manter a glicose no sangue dentro de um intervalo normal. Quando a ingestão calórica é baixa, a vitamina B6 ajuda a converter carboidratos armazenados ou outros nutrientes em glicose no sangue. Principalmente, no entanto, a vitamina B6 está envolvida no metabolismo das proteínas.
Considerações
As vitaminas são um conjunto de moléculas conhecidas como co-fatores. Eles se ligam a enzimas para ajudá-los a facilitar as reações químicas, a fim de metabolizar as moléculas-alvo. Portanto, eles só podem metabolizar a energia que já existe nas células. Eles não podem ser pensados como pacotes de energia que podem impulsionar as funções do corpo em si mesmos.
Advertência
O metabolismo da energia é baseado em um conjunto complexo de fatores, então a suplementação de vitamina B6 não é necessariamente vai aumentar a produção de energia em um indivíduo bem nutrido. E em algum momento o consumo realmente se torna perigoso. O Conselho de Alimentos e Nutrição do Instituto de Medicina estabeleceu um nível máximo de ingestão tolerável de 100 mg por dia para todos os adultos. Demasiada vitamina B6 pode causar danos nos nervos dos braços e pernas.